Topo

Don King: contrato milionário para Lennox retornar contra Klitschko

Do UOL Esporte<br/> Em São Paulo (SP)

13/10/2008 12h46

O norte-americano Don King, conhecido por suas vestes e comportamento exagerados e empresário de alguns dos melhores pugilistas do boxe, apresentou mais uma de suas propostas surpreendentes. Desta vez, ele quer tirar um ex-campeão mundial da aposentadoria e para isso apresentou uma proposta milionária.

Michael Sohn/AP
Vitali (e) comemora seu novo título com o irmão Wladimir, após retornar aos ringues
AP
Lennox Lewis reinou entre os pesos pesados e derrotou alguns dos maiores lutadores
VITALI VOLTA A DETER CINTURÃO
DAWSON DERROTA ANTONIO TARVER
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE BOXE
O alvo é o britânico Lennox Lewis, que chegou a deter três dos cinturões mais respeitados dos pesos pesados, e a idéia é colocá-lo para lutar com o ucraniano Vitali Klitschko, por uma quantia de 25 milhões de libras (quase R$ 100 milhões). O possível adversário retornou aos ringues no último sábado e voltou a ser campeão mundial dos pesos pesados, pelo Conselho Mundial de Boxe, ao bater o nigeriano Samuel Peter.

Apenas dois dias depois do combate, em que Vitali viu o adversário desistir no oitavo round, King já se moveu para escolher um rival para 2009. Ambos já são velhos conhecidos, já que na última luta antes da sua aposentadoria, em junho de 2003, Lewis bateu o ucraniano por nocaute no sexto assalto.

O empresário afirmou que fará o contato com o ex-pugilista de 43 anos nesta semana. "Que triunfo seria ter esta luta", disse ele, para o diário inglês Daily Star. Lewis ficou famoso pelos títulos e por bater grandes nomes como Mike Tyson e Evander Holyfield durante sua carreira, que teve 41 vitórias, um empate e duas derrotas.

Apesar disso, a família Klitschko está de olho em outro lutador, o gigante russo Nikolay Valuev, famoso por seus 2,13 m de altura. Como os irmãos Vitali e Wladimir atualmente têm três dos quatro principais cinturões em disputa, só falta um deles vencer o russo para marcar a hegemonia dos Klitschko. "Eu ainda tenho um sonho, ainda há um título que não é da família Klitschko."

Vitali não refutou uma chance de devolver a derrota para Lewis, mas tem preocupações mais importantes até definir o próximo rival. "Primeiro tenho que cuidar da minha mão direita, que ficou inchada", salientou ele, que maltratou o nigeriano.

Mais uma vez, o irmão mais velho deixou claro a todos que não pensa em tomar a hegemonia para si. "Era o meu sonho ser campeão mundial ao mesmo tempo de Wladimir e eu consegui. Mas nunca farei uma luta contra ele", concluiu.

Antes de tentarem a hegemonia, os ucranianos devem ter outros compromissos obrigatórios pelas entidades em que são campeões. Vitali deve enfrentar o cubano Juan Carlos Gomez e Wladimir terá pela frente o invicto Alexander Povetkin. Já Valuev pegará Ruslan Chagaev, que também é campeão da Associação Mundial de Boxe, mas foi deixado de lado por uma contusão. Agora, ambos terão a chance de decidir o verdadeiro titular do cinturão.