Topo

Holyfield tem oferecida luta contra "Gigante Russo" e pode bater recorde

Do UOL Esporte<br/> Em São Paulo

09/10/2008 11h32

Evander Holyfield, veterano pugilista que conquistou títulos em duas categorias de peso, recebeu um convite especial para seu próximo combate. Aos 45 anos - fará 46 no próximo dia 19 -, ele teve oferecido um combate contra o atual campeão da Associação Mundial de Boxe, o russo Nikolay Valuev.

Reuters
Holyfield ainda pode seguir atrás da marca de mais velho campeão dos pesos pesados
AFP
O gigante russo Nikolay Valuev voltou a ser campeão este ano, ao derrotar John Ruiz
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O BOXE
Além de enfrentar um dos lutadores mais conhecidos da atualidade, famoso por ter 2,13 m de altura, é a chance de o norte-americano voltar a disputar um título e bater um recorde histórico da modalidade. Aos 46 anos, ele pretende ter a nova marca de campeão mais velho dos pesos pesados, feito que pertence a George Foreman, com 45 anos.

Para Holyfield, titular de um cinturão mundial em quatro oportunidades, seria a primeira luta em um ano, após ser derrotado por Sultan Ibragimov. Na ocasião, ele foi desafiante pelos títulos da Organização Mundial e da Federação Internacional de Boxe, mas perdeu por pontos para o russo. Agora, tem a chance de se redimir.

"Sim, estamos em negociação com Evander Holyfield", afirmou Chris Meyer, diretor da promotora que cuida das lutas de Valuev. "Nós fizemos uma oferta a ele, mas nada foi assinado até aqui". Se a luta acontecer, ela será realizada em dezembro, na Suíça ou na Alemanha. Para Valuev, lutar na Alemanha é como lutar em casa, uma vez que fez seus últimos quatro combates no país.

Além da desvantagem de altura, de 24 centímetros, o peso de ambos também favoreceria o russo. Enquanto Valuev luta com cerca de 136 kg, Holyfield nunca passou dos 100 kg em seus combates.

O russo, campeão em 2005, chegou a 45 vitórias consecutivas, mas perdeu seu cinturão em 2007, contra Ruslan Chagaev. Este ano, em agosto, ele voltou ao topo da categoria, ao vencer o norte-americano John Ruiz por pontos, mais uma vez pelo título da Associação Mundial de Boxe.

Holyfield vai na contramão do que se estuda implementar no boxe. As entidades querem limitar a idade máxima para a disputa por títulos mundiais, alegando principalmente a preocupação com a saúde dos pugilistas. O Conselho Mundial de Boxe quer que a idade-limite seja de 39 anos e, assim, quem completasse 40 anos não teria mais a chance de ser campeão.

O recorde de pugilista mais velho a conquistar um título mundial dos pesos pesados, do também norte-americano George Foreman, foi conquistado em 1994, quando nocauteou no décimo assalto Michael Moorer. Depois disso, Foreman ainda venceu três combates e se aposentou após a derrota para Shannon Briggs, em 1997, já aos 48 anos.