Topo

Lontra rouba prancha de surfistas e comportamento causa mistério nos EUA

A lontra de 5 anos criada no Aquário Monterey Bay, na Califórnia, que agora vive no mar e gosta de roubar pranchas de surfe - Mark Woodward/Nativo de Santa Cruz via NYT
A lontra de 5 anos criada no Aquário Monterey Bay, na Califórnia, que agora vive no mar e gosta de roubar pranchas de surfe Imagem: Mark Woodward/Nativo de Santa Cruz via NYT

De Ecoa, em São Paulo (SP)

14/07/2023 16h09

Uma lontra-marinha foi filmada "roubando" pranchas de surfistas em Santa Cruz, no estado norte-americano da Califórnia. Apesar do registro feito em julho, ela é uma velha conhecida das autoridades.

Nos últimos dois anos, há relatos de pranchas levadas ou danificadas pela lontra-marinha. Por enquanto, especialistas tentam decifrar o comportamento atípico, mas já sabem o histórico familiar da lontra-marinha filmada.

Batizada de "Lontra 841", ela é filha de uma lontra-marinha criada em cativeiro e monitorada pelos órgãos ambientais da Califórnia.

No passado, a mãe de 841 começou a subir em caiaques quando foi reintroduzida no oceano. Para estudá-la, foi levada para um aquário, onde cientistas descobriram que ela estava gestante.

A gestação explicava o comportamento da mãe, mas ainda não há uma explicação do porquê a filha que estava na barriga apresenta um comportamento semelhante.

As autoridades estão à procura da 841 e pretendem levá-la para um aquário para fazer exames e evitar acidente, já que as lontras-marinhas possuem dentes fortes capazes de provocar ferimentos.

Lontra-marinha é procurada após 'roubo' de pranchas na Califórnia, nos Estados Unidos - Reprodução/Native Santa Cruz - Reprodução/Native Santa Cruz
Lontra-marinha é procurada após 'roubo' de pranchas na Califórnia, nos Estados Unidos
Imagem: Reprodução/Native Santa Cruz

Uma hipótese é de que tenha sido alimentada por seres humanos, embora não haja evidência de tal prática. O contato e a vontade de "dropar umas ondas" ainda estão em aberto.

No passado, as lontras-marinhas foram quase extintas até a caça ser proibida em 1911 nos Estados Unidos. Por se alimentarem de uma espécie de ouriço, elas ajudam a manter as águas da costa californianas mais saudáveis e ecologicamente equilibradas.

Existem cerca de 3 mil lontras-marinhas, uma espécie nativa das águas da porção oeste dos Estados Unidos.

Veja o vídeo