O 2º Prêmio Ecoa homenageia as transformadoras e transformadores sociais que estão criando soluções para superar desafios e resolver problemas no campo social, econômico e ambiental, promovendo a equidade de raça, classe e gênero na sociedade.
Causadores é uma das sete categorias contempladas. São pessoas com trajetórias inspiradoras e ações que impactam positivamente a vida de brasileiras e brasileiros.
Entre os quatro finalistas da categoria está Ivaneide Bandeira Cardozo, a Neidinha Suruí, que viveu em um barco que pegou fogo no meio do rio e, hoje, defende a floresta e os povos indígenas. Com uma história igualmente inspiradora, Ariane Santos abriu um negócio de impacto que reaproveita resíduos têxteis e empodera mulheres.
Filho de pequenos agricultores, Sebastião Alves foi testemunha da devastação da seca e decidiu transformar o semiárido em um laboratório de tecnologia popular e rural. Já o juiz Iberê de Castro Dias, por sua vez, se dedica a criar ações práticas para a adoção tardia.
Saiba mais sobre os finalistas da categoria Causadores a seguir.