Gente que causa

Conheça os finalistas da categoria Causadores do 2º Prêmio Ecoa

Lígia Nogueira Colaboração para Ecoa, em São Paulo (SP) Arte/ UOL

O 2º Prêmio Ecoa homenageia as transformadoras e transformadores sociais que estão criando soluções para superar desafios e resolver problemas no campo social, econômico e ambiental, promovendo a equidade de raça, classe e gênero na sociedade.

Causadores é uma das sete categorias contempladas. São pessoas com trajetórias inspiradoras e ações que impactam positivamente a vida de brasileiras e brasileiros.

Entre os quatro finalistas da categoria está Ivaneide Bandeira Cardozo, a Neidinha Suruí, que viveu em um barco que pegou fogo no meio do rio e, hoje, defende a floresta e os povos indígenas. Com uma história igualmente inspiradora, Ariane Santos abriu um negócio de impacto que reaproveita resíduos têxteis e empodera mulheres.

Filho de pequenos agricultores, Sebastião Alves foi testemunha da devastação da seca e decidiu transformar o semiárido em um laboratório de tecnologia popular e rural. Já o juiz Iberê de Castro Dias, por sua vez, se dedica a criar ações práticas para a adoção tardia.

Saiba mais sobre os finalistas da categoria Causadores a seguir.

Arte/ UOL
  • Neidinha Suruí

    Há 50 anos, Ivaneide Bandeira Cardozo luta em defesa da floresta e dos povos indígenas na Amazônia. Conhecida como Neidinha Suruí, por ter sido casada com o cacique Almir Suruí, líder da etnia paiter suruí, a indigenista nasceu no município Plácido de Castro, no interior do Acre. Formada em história, mestre em geografia e doutoranda em geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), ela criou a Kanindé para atuar na defesa dos direitos indígenas e do meio ambiente, e lutar pelos direitos do povo uru-eu-wau-wau, em Porto Velho (RO), onde mora atualmente. Seu trabalho foi retratado no filme 'O Território', anunciado entre os pré-indicados ao Oscar na categoria de melhor documentário de longa-metragem.

    Imagem: Acervo Pessoal
    Leia mais
  • Ariane Santos

    A administradora e designer Ariane Santos fundou a Badu Design, em Curitiba (PR), com um investimento inicial de apenas R$ 30 após enfrentar um período de depressão que veio com a morte de sua avó. Além de incentivar a economia circular ao reaproveitar resíduos da indústria têxtil, ela passou a realizar a capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo noções de design, costura e empreendedorismo. Mais de 486 mulheres do Paraná já participaram das capacitações da empresa e integram sua rede de colaboradoras. Cerca de 1.700, no total, já passaram por alguma de suas ações.

    Imagem: Theo Marques/UOL
    Leia mais
  • Sebastião Alves

    Filho de pequenos agricultores, Sebastião Alves cresceu sendo testemunha da devastação da seca. Ele cursou o ensino médio técnico em agroecologia em Pernambuco e sempre ouviu que, para prosperar, era preciso sair do Nordeste. Instigado a inverter essa lógica, Tião decidiu implementar diversas tecnologias em propriedades das comunidades rurais, como a aquaponia ('um sistema de produção de alimentos que combina a aquicultura convencional com a hidroponia em um ambiente simbiótico, utilizando a recirculação hídrica') e o biodigestor, em que o esterco dos animais se transforma em gás de cozinha. Para dar continuidade às suas pesquisas, ele fundou, com o mestre Abdalaziz Moura, um instituto que ajuda na divulgação do método pedagógico que criaram.

    Imagem: Ricardo Labastier/UOL
    Leia mais
  • Iberê de Castro Dias

    Juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo, titular da vara de infância e juventude protetiva de Guarulhos (SP), Iberê ocupa o posto de assessor da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo. Com o intuito de tornar a sua atuação mais efetiva, ele traçou estratégias, botou ações em prática e ajudou a transformar a realidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O projeto Adote um Boa Noite busca sensibilizar a sociedade sobre um gargalo da adoção: hoje há 35 mil pessoas na fila para serem adotantes e cerca de 5 mil adolescentes esperando para serem adotados no Brasil.

    Imagem: Rogério Fernandes/UOL
    Leia mais

+ Prêmio Ecoa

Júlio César Almeida/UOL

2º Prêmio Ecoa

Buscamos potencializar vozes e dar visibilidade a quem transforma a sociedade

Ler mais
Arte/UOL

Vozes que ecoam

Conheça os indicados à categoria Vozes que Ecoam da 2ª edição do Prêmio

Ler mais
Júlio César Almeida/UOL

Como foi?

1º Prêmio Ecoa teve luta, lágrimas e festa e consagrou artistas e ativistas

Ler mais
Topo