Topo

Tratamento de Pelé diminui dor, mas nem todos têm acesso; veja como ajudar

SANTOS, SP, BRASIL, 28-11-2018: Retrato do Pelé no Museu Pelé, em Santos. (Foto: Bruno Santos/ Folhapress) *** FSP-ESPORTE *** EXCLUSIVO FOLHA*** - Bruno Santos/Folhapress
SANTOS, SP, BRASIL, 28-11-2018: Retrato do Pelé no Museu Pelé, em Santos. (Foto: Bruno Santos/ Folhapress) *** FSP-ESPORTE *** EXCLUSIVO FOLHA*** Imagem: Bruno Santos/Folhapress

de Ecoa, em São Paulo (SP)

05/12/2022 11h20

Pelé está sob cuidados paliativos, de acordo com a Folha de S. Paulo. O tratamento dá conforto em doenças incuráveis, como o câncer do maior jogador de futebol da história. No Brasil, nem todos têm acesso ao tratamento. Mas há como ajudar quem precisa.

O que são cuidados paliativos?

São cuidados para diminuir a dor e tornar mais confortável a vida do paciente com uma doença incurável. A decisão é tomada pelo paciente - caso esteja consciente -, família e médicos quando os métodos disponíveis são ineficientes e causarão mais sofrimento.

Todos têm acesso aos cuidados paliativos no Brasil?

Não. O Brasil é o terceiro pior país para morrer, segundo pesquisa com 181 pesquisadores divulgada em fevereiro. A falta de acesso a centros paliativos e medicação contra a dor é um dos motivos.

Como ajudar quem precisa de cuidados paliativos?

A ONG Comunidade Compassiva oferece atendimento paliativo no Vidigal e Rocinha, Rio de Janeiro, e em duas comunidades de Minas Gerais e Goiás.

A iniciativa do enfermeiro Alexandre Silva percebeu que, em comunidades pobres, a morte é mais dolorosa e doenças incuráveis não são detectadas pelo sistema de saúde. (Saiba como ajudar abaixo). O projeto precisa de leitos para realizar o tratamento em lares criados para os pacientes paliativos.

Qual a diferença entre eutanásia e cuidados paliativos?

A eutanásia abrevia a vida do paciente com doença incurável de forma consensual. É permitida na Colômbia, Suíça e Holanda. No Brasil, é proibido - o que gera críticas. Já os métodos paliativos dão analgésicos, espaços confortáveis, auxílio de enfermeiros e respeitam a espiritualidade e privacidade do paciente.

Quem, de fato, realiza os cuidados paliativos?

Médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e líderes espirituais podem participar do cuidado paliativo.

Quem costuma receber cuidados paliativos no Brasil?

O maior número de pacientes paliativos no Brasil são de doenças do coração (38%) e câncer (34%), segundo relatório do governo federal. Não há limite de idade: qualquer um pode ser submetido a tratamentos paliativos.

Onde os cuidados paliativos são feitos?

Podem ser feitos na casa do paciente, em uma unidade de saúde pública, hospital ou em um hospice. Os hospices, ou centro de cuidados paliativos.

Associação Favela Compassiva

A ONG Comunidade Compassiva aceita trabalho voluntário e doação de insumos médicos, como fraldas geriátricas. Acesse o Instagram da instituição ou escreva para o e-mail ccompassiva@gmail.com. Para doações em dinheiro:

Nome do titular: Ligia de Azambuja Gomes Carneiro
Banco: C6Bank
Agência: 0001
Conta: 17608223-9