Topo

Instituto Vini Jr. levará educação antirracista para escolas do Brasil

Vinicius Jr, do Real Madrid, em jogo contra o Valencia pelo Campeonato Espanhol - David Aliaga/NurPhoto via Getty Images
Vinicius Jr, do Real Madrid, em jogo contra o Valencia pelo Campeonato Espanhol Imagem: David Aliaga/NurPhoto via Getty Images

Camilla Freitas

De Ecoa, em São Paulo (SP)

24/11/2022 06h00

Um dos maiores jogadores do atual melhor time do mundo está em uma batalha contra o racismo na Espanha. Depois de sofrer mais um ataque racista, Vinicius Júnior, craque da seleção brasileira e do Real Madrid, se posicionou contra a postura que a liga espanhola de futebol e o próprio governo do país estão adotando.

Mas a atitude de Vini vai além das redes sociais e de seu posicionamento dentro de campo. O atacante, junto da instituto educacioal que fundou e que leva seu nome, quer trazer o pensamento antirracista para dentro das escolas.

  • O instituto anunciou a criação de um material de educação antirracista que vai abordar os seguintes pontos:
  • A solidão da criança negra no ambiente escolar e a importância de uma educação antirracista nas escolas brasileiras;
  • a sutileza do racismo recreativo e o impacto devastador que ele causa na mente de uma criança negra;
  • o racismo religioso como instrumento de terrorismo à saúde mental de uma criança negra;
  • a visibilidade que não é poder. O racismo que nos atravessa, independente de quem somos;
  • a branquitude;
  • como ser educador antirracista.

De acordo com o Instituto Vini Jr., esse material já foi levado para duas oficinas para os professores da rede municipal em escolas que já são atendidas.

Agora estamos trabalhando agora no desenvolvimento de um manual de Educação Antirracismo na Prática e montando um planejamento para difundir as oficinas para outras escolas da rede pública, em todo o País.

Instituto Vini Jr.

O golaço de Vini pela educação

Junto a uma equipe de cerca de 12 pessoas, Vini Jr. criou uma tecnologia que une futebol e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para auxiliar escolas públicas do ensino fundamental. Lançado em julho de 2021, o Instituto Vini Jr. tem como objetivo criar uma parceria com escolas do quinto ao nono ano para fazer do ensino algo mais divertido e lúdico para as crianças, sem deixar o aprendizado de lado. .Por meio do aplicativo Base para smartphone, os alunos conseguem aprender português, matemática, ciências da natureza e humanas sempre tendo o futebol como referência.

O conteúdo do aplicativo é gamificado, ou seja, dividido em competições. "Cada ano escolar corresponde a uma temporada e dentro de cada temporada tem as ligas, que são os bimestres, e dentro de cada liga tem as partidas que vão de oitavas de final até a grande final", explica Victor Rodrigues Ladeira, diretor executivo do instituto.

Cristo Redentor tem luzes apagadas em solidariedade a Vini Jr, vítima de racismo - Montagem/TV Cultura - Montagem/TV Cultura
Cristo Redentor tem luzes apagadas em solidariedade a Vini Jr, vítima de racismo
Imagem: Montagem/TV Cultura

O instituto também colabora para a inserção da tecnologia nas escolas através do que chama de Centro de Tecnologia, ou seja, uma sala toda equipada com internet, computadores, tablets para complementar o conteúdo do aplicativo.

Quero impactar quando entro na partida e pelas coisas que eu faço fora de campo também. Quero impactar em curto, médio e longo prazo, para que daqui a uns anos as pessoas possam falar que o Vinicius foi importante para a melhoria da vida das crianças, para a educação e por ter menos analfabetos no nosso país.

Vinicius Junior, jogador do Real Madrid e da Seleção Brasileira

A premiação nasceu para reconhecer e impulsionar as histórias e soluções de quem está na linha de frente da transformação social no Brasil. O Prêmio ECOA quer agregar valor tanto às iniciativas, pessoas e empresas indicadas quanto para a sociedade brasileira, amplificando as vozes que são silenciadas e construindo pontes entre agentes de transformação, audiência e a sociedade, de forma propositiva e inspiradora.