Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #82: Propostas para uma comunicação mais democrática e inclusiva

De Ecoa, em São Paulo

11/06/2022 06h00

O acesso à informação e uma comunicação democrática é um direito público, mas como a grande mídia brasileira ainda é centralizada nas mãos de grandes e poucas empresas, diversas narrativas são invisibilizadas e há pouco espaço para a diversidade. Esta é a análise de Alex Hercog, do coletivo Intervozes, que neste episódio de Papo Preto apresenta as principais propostas para a construção de uma comunicação mais democrática e inclusiva.

Ele conta que o Intervozes foi criado há 20 anos, por uma turma recém formada em comunicação, para promover ações em torno da garantia do direito pela comunicação. "São várias frentes: uma turma acompanha as pautas de Brasília, tenta interferir politicamente em alguns projetos de lei e políticas públicas, outras atuam mais em territórios, coletivos de rádios comunitárias, indígenas, quilombolas, e também incentivamos pesquisas" (a partir de 2:15 do arquivo acima).

O momento atual, segundo Hercog, é bastante preocupante por conta da desinformação. "Ela sempre existiu, é mais velha do que a gente a fofoca, os boatos, é do ser humano. Mas com a internet isso tomou uma proporção nova e impressionante. O resultado disso a gente viu nas últimas eleições, o quanto o debate honesto e político foi deixado de lado e prevaleceu o jogo de mentiras" (a partir de 13:50 do arquivo acima).

No entanto ele pondera que o problema não é exclusivo do Brasil e não existe uma solução única e uma resposta para combater a desinformação. "O que a gente vem fazendo é tentar minimizar esses impactos, de um lado temos atuado em um debate junto às plataformas para responsabilizá-las porque elas têm um papel a exercer, temos levado também esse debate para os órgãos públicos para a criação de leis e controle social que incida sobre as plataformas para que elas prestem conta às instituições" (a partir de 15:52 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.