PUBLICIDADE
Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #53: o grito das mulheres pretas do grupo Fenda

De Ecoa, em São Paulo

23/10/2021 06h00

Laura Sette, Mayra Maia, Iza Sabino, Paige e DJ Kingdom se juntaram para formar uma banda e aceitar um convite para abrir um show do Criolo. Todas já vinham de carreiras solo e não tinham a intenção de formar uma banda. Mas a química deu tão certo, que as meninas formaram a banda Fenda em 2019 e não se separaram mais.

Neste episódio de Papo Preto, as cinco mineiras de Belo Horizonte conversam com o apresentador Yago Rodrigues e com Vinícius de Araújo, coordenador de comunicação do Alma Preta Jornalismo, e falam sobre suas trajetórias, os desafios de fazer rap no país e o processo de construção de suas rimas.

Com letras duras e uma comunicação violenta, a Fenda faz um desabafo que, segundo suas integrantes, precisa ser feito. DJ Kingdom diz que tiveram que recorrer à comunicação violenta para falar coisas que todos queremos e precisamos falar. "Mas muitas vezes não falamos por medo de perder coisas. Nessa nova era da Fenda nós falamos. Falamos de amor, de sexo, e também de coisas violentas" (a partir de 21:45 do arquivo acima).

Para Paige, a Fenda é um desabafo de mulher preta. "A gente sofre, estamos sendo amarguradas, o ódio cresce dentro da gente todos os dias. Existem várias coisas direcionadas a nós para nos matar mesmo. Queremos viver bem e não apenas sobreviver. E é isso que cantamos" (a partir de 23:58 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.