Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #51: A dignidade periférica de Akins Kintê

De Ecoa, em São Paulo

16/10/2021 06h00

Viver de arte no Brasil impõe desafios diários. E é sobre esse cenário que o apresentador Yago Rodrigues conversa com o poeta e artista interdisciplinar Akins Kintê neste episódio de Papo Preto. Entre palavras e rimas, Kintê fala sobre sua trajetória, percalços e as articulações entre artistas da cena independente.

Kimtê diz que saiu da "solidão para a dignidade" quando começou a rimar e a declamar seus poemas sobre o cotidiano das vidas negras no Brasil. "Antes de estar no movimento era difícil, antes de entender essa família nossa, essa grande família que estamos formando cheios de orgulho, eu era só solidão e tristeza. Quando comecei a andar com essas pessoas da arte eu ganhei dignidade" (a partir de 9:30 do arquivo acima).

O artista diz que a arte tem que poder ser uma forma de sustento e que, para isso, é preciso aprender a administrar o dinheiro e tirar aprendizado dos mais velhos. "Penso como nossas mães conseguiram administrar tão pouco dinheiro e cuidar de tanta gente de nossa família. Porque nós não queremos só comida, queremos lazer, diversão, queremos produzir. E também cuidar da mente e do corpo para poder seguir firme na luta" (a partir de 19:01 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.