Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #49: A história de sucesso de Maria Gal

De Ecoa, em São Paulo

02/10/2021 06h00

Quando a atriz e produtora Maria Gal saiu de Salvador, na Bahia, para fazer um curso de teatro em São Paulo ainda não sabia que era um caminho sem volta. Sem conhecer ninguém na maior cidade do país, deixou a mãe preocupada. "Eu sou filha única e fui mimada pela minha mãe, protegida. Eu não tinha dimensão do que estava fazendo, fui imbuída de um chamado e de uma intuição", conta.

Neste episódio de Papo Preto, ela conta a Yago Rodrigues como foi o seu início de carreira até chegar na produtora que tem hoje, a Maria Produtora, uma empresa de audiovisual composta majoritariamente por pessoas pretas.

"Minha veia empreendedora, esse lado de produtora, é muito parecida com as histórias de empreendedores negros no Brasil. Muitas vezes somos obrigados a fazer outras coisas por sobrevivência", diz Maria Gal. "Quando fui para São Paulo fundei grupos com colegas, e isso significa buscar a sobrevivência de todos (a partir de 9:06 do arquivo acima).

A atriz disse que pelo fato de ser mulher e negra nunca teve portas abertas facilmente. "A minha trajetória é muito diferente daquela de grandes atores que estão aí sempre fazendo novelas. Meu telefone nunca tocou, eu tive que correr na frente", diz. "Eu me inspiro mais nas trajetórias de profissionais negros norte-americanos, que não só protagonizam, mas criam suas próprias histórias, são produtores e esse é o caminho que estou tomando (a partir de 14:15 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.