Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #48: Yorhán Araújo e os desafios dos artistas negros

De Ecoa, em São Paulo

18/09/2021 06h00

O ilustrador Yorhán Araújo, de Devaneios HQ, já vivenciou a seguinte situação: ilustrador de destaque, sentado em em sua mesa em um evento, com seus livros expostos, seu nome na placa e as pessoas perguntando para ele quando chegava o ilustrador, como se ele não pudesse ocupar aquele espaço e fosse, talvez, um empregado dele.

Neste episódio de Papo Preto, Yorhán conversa com Yago Rodrigues e conta um pouco dos desafios de ser um artista negro. Segundo ele, a nossa sociedade não aceita pessoas pretas fazendo coisas boas, e, ainda, não aceita pessoas pretas fazendo coisas boas que não sejam sobre racismo.

Yorhán começou a ilustrar como uma forma de homenagear o pai, que era ilustrador, mas morreu antes de levar adiante o seu sonho de trabalhar com isso. "O espaço de criação é totalmente branco. As pessoas olham um conteúdo na internet e acham, automaticamente, que é feito por uma pessoa branca (a partir de 11h53 do arquivo acima).

"Comecei a fazer as tirinhas por causa disso, em homenagem ao meu pai, que nunca percebeu que podia ocupar esse espaço e para mostrar que pessoas pretas também podem trabalhar com isso", conta a partir de 23:44 do arquivo acima.

O artista diz que sofre críticas até da própria comunidade negra por não fazer um trabalho apenas voltado para denunciar as condições em que vivem as comunidades negras no Brasil ou o racismo. "Temos que lutar pelos nossos espaços, sei que vai ter gente que vai se doer, porque isso acontece quando você cria um espaço que você não tem" (a partir de 30:43 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.