PUBLICIDADE
Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #47: O impacto da destruição do Cerrado em todos nós

De Ecoa, em São Paulo

11/09/2021 06h00

O Cerrado é a caixa d'água do Brasil, ele é um bioma vital para nossa segurança hídrica e para nossa produção de alimentos. O Cerrado faz divisa com todos os biomas brasileiros, menos o pampa, e quando o destruímos estamos destruindo um cinturão de segurança para o Pantanal, para a Amazônia, Caatinga e para os remanescentes da Mata Atlântica.

Essas palavras são da jornalista Cinthia Leone, doutora em Ciência Ambiental pela USP e integrante do ClimaInfo. Neste episódio de Papo Preto ela conversa com Yago Rodrigues sobre os efeitos da crise climática que atinge regiões como o nosso Cerrado e o impacto direto sobre as populações mais vulneráveis, como é o caso dos negros e periféricos.

Cinthia diz que a postura do governo brasileiro é a de não dar importância para as questões ambientais. "Mas o Brasil é o sexto maior culpado do mundo pela situação em que estamos vivendo hoje. O governo atual criou retórica de que estamos fazendo um favor para o mundo se não destruirmos as nossas florestas. E não é nada disso. Neste momento estamos do lado errado da história, somos os vilões ambientais (a partir de 21:23 do arquivo acima).

Quem sofre mais com a destruição de um bioma como o Cerrado são populações periféricas, segundo a pesquisadora. "O racismo ambiental é um conceito inventado pelos Estados Unidos na década de 1980, e que traduz como alguns grupos populacionais podem suportar os impactos ambientais melhor do que outros. Aqui no Brasil os mais afetados são as populações rurais, de maioria negra, além ribeirinhos" (a partir de 28:32 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.