Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #40: Você sabe o que é racismo alimentar ou nutricídio?

De Ecoa, em São Paulo

24/07/2021 06h00

Neste episódio de Papo Preto, Yago Rodrigues e Nadine Nascimento, editora do Alma Preta Jornalismo, conversam com Etna da Silva, membro do GT Racismo e saúde da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) e doutoranda em Saúde Pública pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Ela fala de como a pandemia de covid-19 e a crise econômica decorrente da crise sanitária escancarou um problema crônico da sociedade brasileira, que é a insegurança alimentar. Termos como "nutricídio" e "racismo alimentar" apareceram em discussões com muito mais frequência nesse momento em que pesquisas mostram maior insegurança alimentar em residências periféricas e de famílias negras.

"Insegurança alimentar não é só estar com fome. A fome é o mais grave. Se eu tenho preocupação de não saber se vou ter comida para todos os dias, se tenho que contar o dinheiro e não poder gastar com lazer e educação também estou em insegurança alimentar", explica Etna. "Isso nos leva a pensar em quanto é grave essa situação, e essa população está tendo violação de seus direitos" (a partir de 12:20 do arquivo acima).

A dificuldade de ter acesso a alimentos saudáveis está ligada a questões urbanas. Em regiões periféricas, segundo a pesquisadora, há menos feiras e supermercados que vendem alimentos frescos como frutas e verduras (a partir de 18:08 do arquivo acima).

Ela explica que há um ciclo vicioso de falta de direitos, começando por moradia inadequada, dificuldade de transporte e ainda menos disponibilidade de alimentos saudáveis perto da moradia. "Essa população precisaria se deslocar para comprar, e não tem tempo nem dinheiro."

Consequentemente, a situação de insegurança alimentar coloca essas pessoas nos grupos de doenças decorrentes de uma alimentação não saudável, como obesidade, hipertensão e diabetes. "Saímos de um caminho da má nutrição pela desnutrição, a magreza por falta de alimentos, para a má nutrição pela obesidade" (a partir de 12:08 do arquivo acima)

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.