PUBLICIDADE
Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Conversa de Portão #40: Futurar - mulheres negras e meio ambiente

Do Ecoa, em São Paulo

18/07/2021 06h00

Neste episódio de Conversa de Portão, Jéssica Moreira entrevista três mulheres negras para falar do futuro do meio ambiente no Brasil, olhando para o seu passado. O primeiro episódio da Série Futurar utiliza o conceito do afrofuturismo para falar de questões ambientais brasileiras.

O afrofuturismo é um pensamento que propõe retornar ao passado dos negros para ressignificar o presente - e tomar atitudes e ações imediatas - para construir um futuro possível.

O programa conversa com Donana, griot (líder espiritual) do Quilombo Quingoma, um dos primeiros do Brasil, situado na Bahia; Marcela Bonfim, do Projeto Amazônia Negra, em Rondônia, e Sônia Ara Mirim, das terras indígenas do Jaraguá, São Paulo.

Sob três óticas, Conversa de Portão discute o racismo ambiental do atual governo, que tenta apagar o passado dos povos de origem africano e indígena e construir um futuro que exclui esses grupos. E fala sobre a prática de destinar às comunidades e populações negras, indígenas, não brancas e periferias os piores efeitos da degradação do meio ambiental.

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.