PUBLICIDADE
Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #39: ‌Luta de negros no Brasil é doída e corrosiva, diz Rashid

De Ecoa, em São Paulo

17/07/2021 06h00

O negro brasileiro está em uma luta constante há muito tempo, uma luta doída e corrosiva. Movimentos como os que ocorreram em torno da morte de George Floyd, nos Estados Unidos, são uma espécie de marco, mas não foram o estopim para a luta negra no nosso país. Essa é a opinião de Michel‌ ‌Dias‌ ‌Costa,‌ ‌o‌ ‌Rashid,‌ ‌um‌ ‌dos‌ ‌grandes‌ ‌nomes‌ ‌do‌ ‌Rap‌ ‌brasileiro‌.

Neste episódio de Papo Preto, ele fala a Juca Guimarães sobre a sua trajetória e questões raciais. "O momento do George Floyd aconteceu e ele foi uma espécie de marco, mas é um momento muito triste, talvez uma gota d’água para muita gente que estava ainda no marasmo. Chega a ser injusto achar que por causa disso algo mudou porque tem muita gente sempre na luta" (a partir de 28:01 do arquivo acima).

Para Rashid, a forma como a grande imprensa trata os casos de racismo que ocorrem no país também é importante, "porque isso dita a seletividade do que engaja e o que não engaja" as pessoas. "Olha o que aconteceu no Jacarezinho. E tantos outros absurdos que aconteceram durante esse período de pandemia. Fica até difícil lembrar tudo o que está acontecendo porque o absurdo está normalizado" (a partir de 32:12 do arquivo acima).

O músico conta que discutiu-se muito se ele e outros companheiros iriam participar das manifestações anti racistas. "O artista não pode chegar lá porque tem nome e seguidores e tomar a frente porque tem muita gente que está na luta a vida inteira. Mas nós temos que dar o suporte, e esse suporte está na postura, no discurso, na própria arte e no suporte presencial quando requisitado, quando formos convocados pela causa. Esse acaba sendo o nosso papel" (a partir de 35:47 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.