Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #35: Da periferia para o mundo, a trajetória de Gerson Saldanha

De Ecoa, em São Paulo

19/06/2021 06h00

O produtor de conteúdos Gerson Saldanha ganhou milhares de seguidores nas redes sociais dividindo a experiência que teve em um intercâmbio nos Estados Unidos para inspirar outros jovens negros e periféricos, como ele, que muitas vezes não sabem como podem chegar aonde ele chegou.

Neste episódio de Papo Preto, ele conta ao apresentador Yago Rodrigues que o incentivo aos estudos que recebeu dos pais foi fundamental para a sua formação "Quando eu era criança não entendia muito aquilo de que o estudo me levaria a qualquer lugar, mas na medida em que vamos crescendo vamos entendendo porque os pais nos falam isso" (a partir de 5:50 do arquivo acima).

Foi vencendo um concurso de redação que Saldanha conseguiu uma bolsa para estudar nos Estados Unidos e a partir daí a vida toda dele mudou. O garoto da periferia conheceu pessoas de todo o mundo e aprendeu muito mais do que inglês naquela viagem.

"Quando voltei, comecei a ir nas escolas da Baixada, e pedi para entrar nas salas em dia de atividade complementar para fazer umas palestras. Mas ninguém abriu as portas para mim" (a partir de 11:03 do arquivo acima).

Saldanha diz que em famílias pretas tem muito o pensamento de que o filho tem que trabalhar e nem sempre dá para seguir seus sonhos. "Mas não podemos deixar que essas dificuldades possam nos impedir." Ele conta que quando voltou da viagem, deixou o emprego como militar da marinha para se dedicar ao seu sonho e as portas foram se abrindo.

"Tive muito medo de largar o certo pelo incerto, medo das críticas, houve pressão de todos os lados. Mas meus pais sempre me apoiaram em tudo, e seguraram o rojão" (a partir de 15:10 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.