Topo

Osesp realiza concerto online para arrecadar doações para o Bom Retiro

Ensaio da Osesp com o maestro venezuelano Diego Matheuz - Isadora Vitti/ Divulgação
Ensaio da Osesp com o maestro venezuelano Diego Matheuz Imagem: Isadora Vitti/ Divulgação

Lígia Nogueira

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

09/06/2021 04h00

A Osesp fará um concerto online gratuito na próxima sexta-feira (11) para incentivar os espectadores a colaborar com uma campanha que tem o objetivo de arrecadar doações para o bairro do Bom Retiro. Apesar de ser uma área rica culturalmente, onde estão localizados espaços importantes como a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a região abriga milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social morando em cortiços, ocupações, favelas e na rua.

A transmissão ao vivo será realizada às 20h direto do palco da Sala São Paulo pelo canal da Osesp no YouTube e será dedicada à Rede Cuide do Bom Retiro, uma iniciativa que reúne 15 instituições da região em uma campanha de financiamento coletivo que busca ajudar os vizinhos do bairro, além de Luz e Campos Elíseos, a atravessar o momento crítico da pandemia de covid-19.

As doações, que podem ser feitas em benfeitoria.com/bomretiro, são destinadas a comprar alimentos não perecíveis, água, itens para bebês, máscaras de proteção, itens de higiene e cuidados pessoais, produtos de limpeza, cobertores e roupas de inverno. Quem doar qualquer valor a partir de R$ 20 receberá um convite individual para visitar o Museu da Língua Portuguesa, válido a partir de dois meses após a reinauguração, por um prazo total de seis meses para utilização.

Programa

No concerto desta semana, a Osesp interpretará a "Sinfonia nº 6 - Patética", de Tchaikovsky, e o "Intermezzo da ópera Manon Lescaut", de Puccini. A direção será do maestro e violinista venezuelano Diego Matheuz, nome da primeira geração formada pelo El Sistema, programa que busca a transformação social por meio da música.