Topo

5 razões para conhecer o novo podcast de boas notícias do UOL

Ilias Chebbi/Unsplash
Imagem: Ilias Chebbi/Unsplash

Carolina Vellei

Colaboração para Ecoa, de São Paulo

07/04/2021 06h00

Embora seja fundamental se manter informado, não tem sido fácil acompanhar o noticiário nos últimos tempos. Para permitir um respiro das notícias estressantes, UOL criou, em parceria com o Spotify, o Trago Boas Notícias - um podcast repleto de histórias reais e inspiradoras que vai ao ar de segunda a sexta, sempre às 18h. As histórias do programa apresentado por Edgard Piccoli vêm de Ecoa, a plataforma do UOL por um mundo melhor.

Ouça abaixo um trailer do programa e conheça cinco motivos para incluí-lo na sua lista de podcasts:

1 - As notícias que você consome impactam a sua saúde

Muitos estudos têm comprovado que o excesso de exposição a notícias ruins causa males à saúde. No TBN, você só encontrará histórias positivas e inspiradoras. Acrescentar o podcast à sua rotina pode ajudar a neutralizar o impacto do noticiário tradicional.

2 - Boas notícias podem liberar "hormônios da felicidade" no organismo

Com os assuntos abordados no TBN, você terá a chance de reabastecer seu corpo com substâncias essenciais para o bem-estar, conhecidas como "hormônios da felicidade".

Por trazer fatos positivos, a experiência de dar o play no podcast poderá impulsionar, por exemplo, a produção de dopamina, trazendo um sentimento de prazer através do sistema de recompensa do cérebro. Já as histórias inspiradoras poderão contribuir para a produção de ocitocina, o "hormônio do amor", diretamente envolvido quando sentimos empatia.

Enquanto isso, histórias leves sobre gentileza podem servir de combustível para a produção de serotonina, que contribui para o sentimento de conforto emocional e bom humor. O TBN também mostrará iniciativas que melhoram o planeta e isso aumenta as chances de o organismo liberar endorfina e reduzir a sua ansiedade.

3 - O TBN vai te ajudar a diminuir o ritmo e a relaxar

Quem comanda a apresentação do Trago Boas Notícias é Edgard Piccoli, veterano do rádio e da televisão, que traz uma experiência sonora capaz de relaxar até as pessoas mais estressadas. Com um tom equilibrado e acolhedor, o apresentador conduzirá o ouvinte pelas histórias, sempre contadas em uma linguagem afetuosa e reconfortante. A trilha sonora e os sons ambientes tranquilos complementam a receita para o bem-estar.

O horário mais recomendável para escutar o podcast é justamente ao final do dia, a partir das 18h, quando a sua cabeça poderá descansar depois de uma longa jornada de tarefas e preocupações.

4 - O conteúdo pode te inspirar a participar de iniciativas positivas para o mundo

Estudos conduzidos por uma pesquisadora da University of East London mostraram que pessoas expostas a notícias positivas aumentam o nível de aceitação ao próximo e são estimuladas a desenvolver um maior senso de comunidade.

Quem vê bons exemplos acaba, com isso, tendo uma maior motivação para também contribuir para a mudança social. Por isso, observar pessoas agindo para melhorar o mundo pode inspirá-lo a também participar de projetos solidários.

5 - As notícias do TBN podem renovar a sua esperança em um futuro melhor

O mesmo estudo também mostrou consequências positivas para quem consome notícias boas, que vão bem além do bem-estar momentâneo. Quem tem acesso a essas histórias consegue criar com mais facilidade um sentimento de admiração pelos outros e até restaurar a fé na humanidade — algo importante em momentos desafiadores como o atual.

Com isso, a pesquisa também chegou à conclusão de que há um aumento do otimismo e da esperança nas pessoas, o que ajuda a reduzir a ansiedade e a depressão, além de fortalecer a capacidade de gerenciar crises.

É praticamente impossível ficar longe das notícias ruins, mas é possível fazer o caminho contrário: ir atrás das histórias positivas que continuam existindo no planeta, apesar de tudo. A partir de agora, com o lançamento do Trago Boas Notícias, não vai mais ser mais tão difícil encontrá-las.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts. Você pode ouvir Trago Boas Notícias no UOL e também no Spotify. Novos episódios de segunda a sexta, às 18h.