Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #21: "O adolescente está transando. Temos que levar informação"

De Ecoa, em São Paulo

06/03/2021 04h00

Atriz, humorista, estudante de Direito, Jacy Lima produz conteúdo sobre sexo e sexualidade nas redes sociais e no canal The Jacy do YouTube. Ela é a convidada do 21º Papo Preto e falou ao apresentador Yago Rodrigues sobre a importância de quebrar tabus e de manter um diálogo aberto sobre sexo e sexualidade, principalmente com adolescentes.

A influenciadora conta que o humor é uma ferramenta que permite a ela alcançar vários públicos.

"Eu coloco o humor muito nesse lugar de conseguir dialogar com todos. Meu público é muito diverso, sou uma pessoa preta que fala com todo mundo. Ali tem branco, preto, indígena, rico, pobre, homem, mulher, cis, trans, hetero, gay, lésbica. É um público bem diverso e eu aprendo muito com a galera também, isso é muito gostoso", disse (a partir de 1:46 do arquivo acima).

Ela enfatiza que os pais devem dar abertura para os filhos adolescentes falarem sobre sexo com eles.

"O adolescente está transando. Vi uma postagem um dia desses que foi 'a gente não pode normalizar o sexo do adolescente.' Amor, já está fora do controle. Não tem essa de que não pode normalizar. Acontece em todas as classes. O que a gente tem que fazer é levar informação, não pode fingir que os adolescentes não estão transando", afirmou (a partir de 8:20 do arquivo acima).

Jacy Lima também critica a falta de escuta dos jovens e defende que a conversa ajudaria a prevenir muitos dos riscos trazidos pelo sexo. "Todo mundo quer falar do adolescente mas ninguém escuta o adolescente. Acho isso muito bizarro. Eu troco a maior ideia com adolescente e se os pais conversassem com eles, com os seus filhos, muita coisa seria evitada", disse (a partir de 8:53 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL e coletivos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.