Topo

Bots do bem: 10 robôs para ajudar a se informar pelo Twitter

Robotox, o robô que te avisa sempre que um novo agrotóxico é liberado - Reprodução/Twitter
Robotox, o robô que te avisa sempre que um novo agrotóxico é liberado Imagem: Reprodução/Twitter

Camilla Freitas

De Ecoa, em São Paulo

19/02/2021 04h00

Se você é um assíduo usuário das redes sociais, principalmente do Twitter, provavelmente já se deparou com algum robô, aquela conta que faz postagens baseadas em algoritmos, que publica mensagens repetitivas ou que republica conteúdos semelhantes usando as mesmas tags.

Os famosos bots, apesar de estarem associados, muitas vezes, a conteúdos fraudulentos, não são necessariamente bons ou ruins. Em tempos de busca por informações na internet, algumas iniciativas criaram os seus próprios "bots do bem" com o objetivo de informar quem os acompanha.

A seguir, conheça alguns robôs que ajudam a compartilhar conhecimento, transparência de dados e informações importantes na luta pelos direitos humanos e pelo clima.

@botqueimadas

O Bot do Amazônia Sufocada faz parte do projeto da InfoAmazonia Brasil que tem como objetivo trazer informações sobre queimadas na Amazônia Legal. Assim, o robô publica tuítes emitindo esses alertas sobre as queimadas.

@amazonia_minada

A InfoAmazonia Brasil também tem outro bot, o Amazônia Minada. No Twitter, ele detecta e informa "requerimentos de mineração em terras indígenas e unidades de conservação da Amazônia".

@orobotox

Quantos agrotóxicos são liberados no Brasil? Quantos são liberados por dia? Quais são esses agrotóxicos? Todas essas perguntas são respondidas quase que diariamente pelo Robotox, um robô do Twitter que surgiu por meio de uma parceria entre a Agência Pública e a Repórter Brasil.

@m0nabot

M0na Bot acompanha o trâmite de Projetos de Lei ligados a pautas LGBTQIA+ nas Assembleias Legislativas e na Câmara do Distrito Federal. Você pode acompanhar o bot também no Instagram, nos destaques há mais detalhes dos projetos em cada estado.

@colabora_bot

O Colaborabot é o robô do Colaboradados, iniciativa sem fins lucrativos e colaborativa sobre transparência de dados no Brasil, que tem como objetivo monitorar o acesso aos portais de transparência governamentais. Se algo estiver errado, o robô informa.

@projeto7C0

O Projeto 7c0 é um conjunto de iniciativas que fazem uso da tecnologia para trazer informações que julgam de interesse público, entre essas iniciativas está o robô que publica postagens de políticos apagadas ou arquivadas no Twitter.

"Ao contrário dos particulares, esses atores políticos estão cumprindo mandatos ou são nomeados para cargos de governo, e portanto deveriam ter seu discurso pautado pelos princípios da administração pública. Um desses princípios, o da publicidade, é contrário à possibilidade de remover conteúdos", escrevem em seu site.

@ruibarbot

O Rui é o robô do veículo Jota que informa seus seguidores no Twitter sobre os processos que estão parados no STF.

@RosieDaSerenata

A Rosie usa a ciência de dados para fiscalizar gastos públicos e compartilhar essas informações de forma acessível. Ela não só publica gastos de deputados federais e senadores em exercício como também identifica possíveis fraudes e suspeitas em relação a esses gastos.

@DolarBipolar

O Dolar Bipolar é um robô que usa o humor para trazer para o Twitter informações sobre a cotação do dólar ao longo do dia.

@pegabots

Você já entrou em um debate no Twitter e se perguntou se aquela conta que conversava com você era ou não um robô? Pois bem, o PegaBot surgiu para te ajudar com isso. A iniciativa é nasceu de uma parceria entre o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro e Instituto Equidade & Tecnologia que você pode conferir aqui!