Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #13: Drik Barbosa busca passado e futuro dos afetos negros

Colaboração para Ecoa, de São Paulo

05/12/2020 04h00

Absorver, distribuir e amplificar autocuidado, afeto e amor. A proposta de "Nós", novo projeto da rapper paulistana Drik Barbosa, 28, dialoga com esse movimento que se manifesta de diversas maneiras hoje na negritude. Neste 13º episódio de Papo Preto, Juca Guimarães conversa com Drik sobre afeto, ancestralidade e futuro.

A artista fala a partir de uma vivência própria muito amorosa, especialmente no âmbito familiar, que hoje ela reconhece como sendo um elemento também de sua cultura. "A gente sempre teve essa coisa natural, que eu acho que é nossa mesmo, de fortificar no dia a dia um ao outro, de dar atenção independentemente do corre", conta (a partir de 7:28 do arquivo acima). "Acho que isso é uma questão, também, que já vem com a nossa ancestralidade, do aquilombamento mesmo. Hoje entendo mas ainda como isso faz parte da nossa afrobrasilidade, também. De onde vem essa união, esse afeto, e entendo a importância ainda mais de alimentar isso".

O projeto "Nós" prevê quatro videoclipes e uma áudio-novela sobre afeto, diálogo e autocuidado das pessoas negras. O primeiro single, "Sobre Nós", já foi lançado. É um resgate dos valores da negritude e um ponto de apoio contra o racismo. O trabalho visual apresenta uma vasta simbologia africana. "A gente tinha esse desafio, de colocar em um clipe de 4 minutos o passado, presente e futuro que a gente visualiza para o povo preto", diz Drik (a partir de 16:59 do arquivo acima). "As simbologias vieram exatamente para representar muito da nossa história que foi silenciada pelo ocidente para que não chegasse até a gente. E também chamar atenção para filosofias africanas superimportantes, que eu acho que, se a gente seguisse muito mais a gente não tava nesse caos que a gente tá no mundo e como sociedade".

As representações de história e cultura têm o peso adicional para o povo da diáspora que foi arrancado de suas raízes. Drik vive essa busca na arte, história, informação e também pessoalmente. "Sei pouquíssimo da ancestralidade na minha família. Acho que a maioria dos brasileiros, né? A gente sabe até a bisavó e olhe lá. Isso sempre foi um vazio que eu senti. Então clipe é um convite para pensar sobre tudo isso", afirma (a partir de 18:26 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL e coletivos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.