PUBLICIDADE
Topo

Reconstruir cidades mais sustentáveis pós-pandemia é tema de debate em Ecoa

Marcos Candido

De Ecoa, em São Paulo

14/07/2020 04h10

A pandemia do novo coronavírus demonstrou que a organização das cidades é um dos fatores decisórios sobre quem tem mais chance de viver ou de morrer. Como poderá ser no futuro pós-pandemia?

As respostas para tornar nossos centros urbanos em espaços de promoção de direitos, de redução da desigualdade e mais sustentáveis é tema de uma live com vozes experientes da arquitetura e urbanismo. O papo será transmitido hoje (14), às 18h30, com transmissão em Ecoa e pelas redes sociais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

Uma das participantes é Carmen Silva Ferreira, líder do Movimento dos Sem-Teto (MSTC) de São Paulo, conselheira estadual de habitação da cidade de São Paulo e ativista experiente pelo direito à cidade. Carmen é responsável por promover inclusão social ao retirar mais de 3 mil pessoas de moradias precárias e debaixo de viadutos.

A experiência na prática será mesclada ao currículo acadêmico de Philip C. Yang, mestre em administração pública pela Harvard e fundador do Urbem (Instituto de Urbanismo e Estudos Pela Metrópole), instituição dedicada à criação de projetos urbanos.

O debate faz parte do ciclo de seis livres "Novas Cidades 2021". Ao final, os temas debatidos vão elaborar a "Carta aos candidatos nas eleições municipais de 2020", adiada para novembro deste ano.

Entram na pautas temas sobre como criar políticas institucionais de forma transversal para promover direitos, como municípios podem ajudar a alcançar metas internacionais de redução de poluentes, diminuir as desigualdades nas cidades e também promover o consumo e as economias sustentáveis de nossos recursos naturais e urbanos.

A mesa conta ainda com José Júlio Ferreira Lima, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da pós-graduação da Universidade Federal do Pará e PhD e mestre em arquitetura pela universidade de Oxford Brookes, no Reino Unido. Já a deputada federal Ângela Amin (PP-SC) é ex-presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano e vice-presidente da Comissão de Educação em Brasília.

Ciclo de seis debates vai até fim de junho

O primeiro debate do ciclo foi ao ar no dia 9 com a participação de Gilson Rodrigues, líder comunitário da Associação de Moradores de Paraisópolis e integrante G10 das Favelas, e com Karine Santana, doutora em medicina e saúde pela Universidade Federal da Bahia, com o tema "Arquitetura e Saúde". O último debate do ciclo vai ao ar no dia 28, quando será redigida a carta que será enviada aos candidatos às prefeituras no Brasil.

Campanha #MudaQueEcoa - banner 1 - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Participe da campanha #MudaQueEcoa e compartilhe as mudanças positivas que adotou durante a quarentena e vai manter no futuro!

Basta compartilhar um vídeo de até 30 segundos via Stories do Instagram contando qual foi a mudança adotada no período que pretender manter pós-quarenta e convidar três pessoas para compartilharem as suas histórias. Não se esqueça de usar a #MudaQueEcoa e marcar o @Ecoa_UOL, além dos amigos escolhidos.

Ecoa