Topo

Fred Di Giacomo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com shows de Owerá e Ilú Obá De Min, festival gratuito ocupa Ibirapuera

O rapper guarani Owerá participa da primeira edição do FiiS no Brasil - Aruan Viola/ Divulgação
O rapper guarani Owerá participa da primeira edição do FiiS no Brasil Imagem: Aruan Viola/ Divulgação

De Ecoa, em São Paulo

22/10/2022 06h00

No próximo dia 22 de outubro, das 10h às 20h, a cidade de São Paulo recebe o FiiS - Festival Internacional de Inovação Social. Inédito no Brasil, o evento promoverá mais de 40 atividades e atrações simultaneamente, que incluem workshops, oficinas, painéis, intervenções artísticas e muita música, sendo a grande maioria traduzida em Libras. A expectativa é reunir 7 mil pessoas no Auditório do Parque Ibirapuera.

No palco principal, por exemplo, acontecerá um bate papo sobre Prêmio Melhores ONGs, que vai reunir iniciativas sobre o que está sendo feito para estimular as doações no Brasil e anunciar as 100 melhores de 2022. Outra mesa de destaque é "Tendências e Inovação Social" com Laura Motta, líder de estratégia de sustentabilidade do Mercado Livre, Carlos Pignatari, head de Impacto Social da Ambev e líder do VOA, Edu Lyra, empreendedor social a frente da Gerando Falcões, com mediação do ativista Raull Santiago.

A programação conta também com show do rapper indígena Owerá e do Bloco Afro Ilú Oba De Min em uma performance de cantos e danças advindos das culturas populares, além de composições próprias, realizando uma grande ópera comandada pela força dos tambores e pelo protagonismo feminino.


Festival nasceu no Chile

1 - Divulgação - Divulgação
FiiS realizado em Santigo, Chile, em 2019
Imagem: Divulgação

Realizado pela Impact Beyond e MOVA, o FiiS é um festival de arte que une inspiração, cultura e educação, e está comprometido com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

"Com os fiiS chegando a uma das maiores metrópoles mundiais, queremos incentivar o uso da inteligência coletiva da sociedade para formular propostas de soluções para os desafios sociais, por meio da geração, formação e consolidação de uma massa crítica de inovadores e empreendedores sociais da cidade de São Paulo, de forma que essas ideias e iniciativas possam reverberar pelo Estado, pelo País e por toda a América Latina", diz Flora Bitancourt, líder do FiiS no Brasil, que já foi curadora de Ecoa.

F - Fernando Moraes/UOL - Fernando Moraes/UOL
A empreendedora social e consultora Flora Bitancourt
Imagem: Fernando Moraes/UOL

O fiiS nasceu em 2013, em Santiago, no Chile. Nesses nove anos amplificando a voz da inovação e dos empreendedores sociais, já realizou 43 festivais, em 19 cidades (Buenos Aires, Lima, Montevidéu, Guayaquil, Assunção, Antofagasta, Málaga, Cairo, Glasgow, San Pedro, entre outras), reuniu 235 artistas, mais de 1600 palestrantes e mais de 1.200 organizações colaborando lado a lado com a causa do festival.