Topo

Faltou a escada no teto: sem acessório 'mágico', resgate de Uno termina mal

Siga o UOL Carros no

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

31/08/2021 04h00

A poucos meses de sair de linha e encerrar mais de 35 anos de história no Brasil, o Fiat Uno até hoje é lembrado como veículo de trabalho: barato, simples e robusto, costuma estar pronto para pegar no batente, seja em zonas rurais ou nos centros urbanos.

Nas cidades, a vocação como "carro de firma" é bastante associada ao uso de escada no teto, bastante difundido entre empresas de telefonia. Os anos passam, mas o acessório não para de inspirar piadas e memes, segundo os quais a escada faz com que o Uno incorpore poderes mágicos para andar mais rápido que Porsche e Ferrari e resistir aos ambientes mais inóspitos.

Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra como a falta de uma escada no teto deixa o Uno vulnerável a problemas que o acaso (ou a incompetência) pode trazer. Na gravação, que ontem acumulava quase 30 mil compartilhamentos em um grupo do Facebook, aparece um exemplar vermelho da primeira geração caído na valeta de uma estrada de terra.

Não é possível identificar onde nem quando aconteceu a cena com o Fiat Uno quadrado, desprovido do acessório "indispensável". No vídeo, que não tem som e dura apenas oito segundos, um caminhão tenta puxar o hatch da valeta, aparentemente com uma corda. Só que o resgate não tem um final feliz.

Por algum motivo, a amarração do compacto não foi adequada e, assim que o caminhão se move, as rodas traseiras do Uno são puxadas para cima até que o automóvel capota. O motorista do caminhão parece não perceber e prossegue, arrastando o Fiat até jogá-lo contra um poste.

Somente nesse instante o "guincheiro" aparentemente se dá conta do tombamento e pisa no freio. A essa altura, o Uno volta a ficar em pé, mas já está detonado e com o para-brisa quebrado - não dá para ver com clareza, mas há a impressão de que alguém estaria ao volante do Fiat.

Durante o resgate malsucedido, um homem está em cima de um morro, supostamente para acompanhar o salvamento, mas não percebe o capotamento de imediato porque estaria mexendo no celular. Quando se dá conta, o estrago já foi feito.

Na seção de comentários, internautas se divertem com o acidente, que provavelmente multiplicou o prejuízo do proprietário do carro para devolvê-lo à boa forma.

"Quando você acha que está ruim, pode piorar mais um pouco!", brinca uma das pessoas que assistiram ao vídeo.

"Isso que é profissionalismo!", ironiza outra.

"Cara sem noção esse, foi de propósito", comenta uma terceira pessoa.

"Agora já pode chamar o seguro que deu perda total" é outro comentário.

E você, qual é a sua opinião?

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.