Topo

Participação de vendas de carros da Volkswagen na Europa cai após escândalo de emissões

17/11/2015 09h27

Por Agnieszka Barteczko

MILÃO (Reuters) - As vendas e a participação de mercado europeias da Volkswagen caíram em outubro, mostraram dados da indústria nesta terça-feira, com o escândalo de fraude de emissões da montadora alemã começando a fazer efeito em um momento em que o mercado em geral continua a crescer.

Novos licenciamentos de carros de passageiros na União Europeia e na Associação Europeia de Livre Comércio aumentaram para 1,14 milhão no mês passado, uma alta de 2,7 por cento em comparação ao mesmo período de 2014, segundo a Associação Europeia de Montadoras.

O aumento foi o 26º mês consecutivo de crescimento na região, mas a uma taxa menor do que nos meses anteriores, apesar dos números de outubro terem tido um dia a menos de vendas do que em 2014.

Entretanto, as vendas do grupo Volkswagen, maior montadora europeia, caíram 0,8 por cento no mês passado, enquanto sua participação no mercado europeu recuou para 25,2 por cento, contra 26,1 por cento no mesmo período do ano anterior.

As marcas populares da alemã sofreram quedas nas vendas no último mês, com as vendas da Seat caindo 11,2 por cento, da Skoda recuando 2,9 por cento e da própria marca tendo queda de 0,4 por cento.

Já as marcas de luxo Audi e Porsche ainda tiveram crescimento saudável, com alta de vendas de 3,5 por cento e 13,3 por cento respectivamente.