VW fraudou testes de emissão em outros motores, dizem fontes
A Volkswagen desenvolveu versões do software que burlava testes de emissão de poluentes para manipular dados de outros três tipos de propulsores fora a família EA189 a diesel, disseram à "Reuters" três pessoas próximas ao tema.
Segundo os informantes, sendo um gerente do grupo e uma autoridade próxima à investigação feita pela justiça dos Estados Unidos, a companhia teria fraudado ao todo quatro famílias de motores. Entretanto, a reportagem não especifica quais seriam as outras três.
Se confirmada a informação, aumentam as suspeitas que um número maior de executivos e funcionários fizessem parte do esquema. De acordo com especialistas da indústria, seria preciso financiar continuamente uma equipe que desenvolvesse diferentes vertentes de um mesmo programa.
"Saber o número de pessoas envolvidas é questão central para investidores, porque pode afetar o tamanho das multas e a amplitude das mudanças na administração da empresa", disse Arndt Ellinghorst, analista da consultoria Evercore ISI.
"Quanto mais gente de alto escalão estiver envolvida, mais a companhia será considerada responsável e merecedora de punições", acrescentou Brandon Garrett, especialista em crime corporativo da Escola de Direito da Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos.
Por enquanto, a única pista foi dada pela promotoria alemã, que declarou haver "menos de 10" diretores ligados ao caso.
Empresa segue investigando
Procurados, porta-vozes na Europa e nos Estados Unidos não quiseram comentar a apuração, afirmando que há investigações em curso tanto na empresa como por autoridades nas duas regiões. "Estamos trabalhando intensamente para investigar quem sabia o que e quando, mas ainda é muito cedo para dizer", limitou-se a dizer um assessor da matriz em Wolfsburg (Alemanha).
Em 18 de setembro, a Volkswagen admitiu ter usado um software que identificava quando um veículo a diesel estava sendo avaliado em laboratório e, com isso, reduzia temporariamente as emissões tóxicas para obter aprovação conseguir passar nos testes de reguladores americanos e europeus.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.