Topo

Toyota faz recall de 1,67 mi autos Toyota e Lexus por 3 defeitos separados

15/10/2014 09h43

TÓQUIO (Reuters) - A japonesa Toyota disse nesta quarta-feira que fará o recall de um total de 1,67 milhão de veículos em todo mundo em uma medida voluntária que trata de três defeitos separados, incluindo um cilindro mestre defeituoso de freios que poderia prejudicar o desempenho do freio.

A Toyota disse em email que não tem conhecimento de qualquer acidente, ferimento ou morte causada pelos defeitos. Cerca de 1,05 milhão de veículos serão chamados para recall no Japão e 615 mil no exterior, incluindo modelos Crown Majesta, Crown, Noah, Voxy, Corolla Rumion e Auris da Toyota, além de mais de uma dúzia de modelos da Lexus.

A Toyota realizou o recall de 6,39 milhões de veículos em todo mundo em abril, no segundo maior recall de sua história. Dois meses depois, a companhia fez o recall de quase 2,3 milhões de veículos globalmente por sistemas defeituosos de enchimento de airbags que também prejudicaram outras montadoras.

No último recall, cerca de 802 mil carros dos modelos Crown Majesta, Crown, Noah e Voxy fabricados entre junho de 2007 e junho de 2012 serão convocados a substituir um anel de borracha no cilindro mestre do freio para evitar que o fluido de freio vaze. Caso já tenha ocorrido vazamento de fluido, o servofreio será substituído.

Um segundo recall de cerca de 759 mil veículos globalmente, incluindo 423 mil nos Estados Unidos, vai consertar mangueiras de combustível defeituosas que poderiam, na pior das hipóteses, causar o vazamento de combustível e um incêndio. Alguns destes veículos também fazem parte do primeiro recall.

A Toyota também chamará para recall no Japão 190 mil autos dos modelos Corolla Rumion e Auris fabricados entre outubro de 2006 e outubro de 2014 para consertar um defeito na unidade de controle de emissões de evaporação de combustível.

(Por Maki Shiraki)