Topo

BMW vai anunciar decisão sobre fábrica no México nesta semana

<br>Luis Rojas e Irene Preisinger

Em Cidade do México (México) e Munique (Alemanha

30/06/2014 16h46

A alemã BMW disse que irá anunciar uma decisão acerca de seus planos para o México no dia 3 de julho, praticamente confirmando a decisão amplamente esperada de construir uma fábrica na região para atender a crescente demanda por carros de luxo, pouco depois de sua rival Daimler ter anunciado planos similares.

"Uma decisão será tornada pública", disse um porta-voz para a montadora sediada em Munique nesta segunda-feira, quando questionado se faria um anúncio sobre uma fábrica no México. A BMW não quis dar mais detalhes, além de dizer que o anúncio será no dia 3 e no México.

O presidente-executivo Norbert Reithofer disse na semana passada que a BMW ainda estava deliberando sobre onde instalaria uma nova fábrica e que chegaria a uma decisão antes do recesso no verão europeu.

As montadoras de luxo BMW, Audi e Mercedes-Benz estão expandindo sua produção global, enquanto suas fábricas na Alemanha lutam para conseguir atender à forte demanda por automóveis off-road e limosines nos Estados Unidos e na Ásia.

Na sexta-feira, a Daimler e a Renault Nissan disseram que vão investir 1 bilhão de euros (1,36 bilhão de dólares) para desenvolver carros pequenos e construir uma fábrica em Aguascalientes, no México.

Ao fabricar automóveis no México, as montadoras europeias conseguem vender para os Estados Unidos evitando alguns dos custos cambiais e tarifários que diminuem os lucros sobre veículos importados. O México também oferece mão de obra mais barata do que a Alemanha e os Estados Unidos.