Nissan abre primeira fábrica própria no Brasil e quer 5% do mercado
A Nissan inaugurou sua primeira fábrica própria no Brasil nesta terça-feira (15), concluindo investimentos de R$ 2,6 bilhões, em um momento em que o mercado brasileiro enfrenta queda nas vendas e tombo nas exportações.
Até a inauguração da fábrica, voltada a modelos compactos, a Nissan operava no Brasil via importação de carros do México, que teve volume limitado após revisão do acordo automotivo do país com o Brasil.
Na época do anúncio da construção da fábrica, as vendas de veículos no Brasil cresciam acima de 10% ao ano, ante expectativa do setor de expansão de 1% em 2014.
"Esse complexo industrial comprova o compromisso da Nissan com o Brasil", afirmou o presidente da aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn. "Reconhecemos a importância do mercado automotivo brasileiro. Existem aqui 175 carros para cada mil habitantes; pouco em relação aos Estados Unidos e a Europa, onde a relação é 3 vezes maior", disse Ghosn.
A capacidade da fábrica, instalada na cidade de Rezende, no Rio de Janeiro, é de 200 mil veículos e motores por ano. A Nissan tem meta de alcançar 5% de participação no mercado brasileiro. Em 2013, a companhia encerrou com fatia de 2,18% no segmento de carros e comerciais leves, na nona posição entre as maiores montadoras do país.
A inaguração da unidade aconteceu horas antes de representantes do setor automotivo se reunirem com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para tratar de conjuntura do mercado brasileiro de veículos e sobre a queda de exportações do país para a Argentina.
No primeiro trimestre, as vendas de veículos novos no Brasil caíram 2,1%, a produção despencou 8,4% e as exportações em valores tombaram 15%. Os estoques, enquanto isso, cresceram 11%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.