Topo

Hyundai visa grande expansão com nova fábrica na China

<br>Hyunjoo Jin e Samuel Shen

Em Seul (Coreia do Sul)

26/03/2014 13h36Atualizada em 27/03/2014 12h58

A Hyundai planeja construir a quarta fábrica na China por cerca de 1 trilhão de iuanes(926,48 milhões de dólares) que começará a produzir no começo de 2016, disse uma fonte, na primeira grande expansão da montadora sul-coreana no exterior em mais de 2 anos.

A Hyundai e sua afiliada Kia Motors apostam que as instalações em Chongqing vão proteger sua fatia no maior mercado automotivo do mundo, que respondeu por mais de 20 por cento das vendas globais de automóveis delas no ano passado.

"Considerando a perspectiva de crescimento futuro da demanda na China, precisamos construir uma nova fábrica para mantermos nossa fatia estável de 10 por cento do mercado na China", disse a Hyundai em um comunicado nesta quarta-feira.

A medida sinaliza o fim de um período de consolidação da quinta maior montadora do mundo, que tem focado em melhorar a qualidade em vez de ampliar a capacidade em uma tentativa de evitar os tipos de recalls que vem perseguindo a Toyota.

Analistas esperam que a Hyundai ou a Kia considerem fábricas adicionais nos Estados Unidos, na China ou em outros países para resolver uma escassez de capacidade e defender uma participação de mercado de rivais como a Volkswagen, a General Motors e a Nissan, que estão ampliando sua capacidade na China de maneira agressiva.