Topo

Peugeot nomeia Gallois para presidência do Conselho

<br>Laurence Frost e Gilles Guillaume

Em Paris (França)

19/03/2014 09h02Atualizada em 20/03/2014 10h31

O Conselho da PSA Peugeot Citroën confirmou a nomeação do funcionário francês Louis Gallois para a presidência do Conselho nesta quarta-feira, num momento em que a montadora se prepara para uma aliança de 3 bilhões de euros (4,2 bilhões de dólares) com a chinesa Dongfeng Motor Group.

Gallois ganhou o aval do conselho para substituir Thierry Peugeot depois que a família fundadora Peugeot concordou em apoiar a escolha de candidato do governo francês.

O governo da França já havia sinalizado o movimento na noite de terça-feira. O gabinete do primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault disse em um comunicado que a experiência e talento de Gallois "seria um ativo para a PSA, que precisará de governança exemplar ao longo dos próximos anos".

A Peugeot, com sede em Paris, anunciou no mês passado um acordo de socorro pelo qual irá vender ações à Dongfeng e ao governo francês, reduzindo a participação da família para combinar participações iguais de cerca de 14 por cento para cada uma das partes.

A família vai ver sua presença no Conselho reduzida para dois membros com pleno direito - o presidente de saída Thierry e o primo Robert Peugeot. A irmã de Thierry, Marie-Helene, vai deixar o Conselho, enquanto outro primo da família Peugeot, Jean-Philippe, permanecerá como membro sem direito a voto.

Os membros do Conselho da Dongfeng serão Xu Ping e Liu Weidong, respectivamente presidente do grupo chinês e vice-gerente geral, disse a Peugeot.

O ex-executivo da Renault Carlos Tavares irá assumir como presidente-executivo no lugar de Philippe Varin no final deste mês. A mudança de presidente do Conselho também faz parte dos termos do negócio.