Topo

Issao Mizoguchi é o 1º brasileiro a virar diretor mundial da Honda

Issao Mizoguchi, vice-presidente das operações da Honda na América do Sul e presidente da Moto Honda da Amazônia, é o primeiro não-japonês a assumir um posto de diretor mundial da empresa - Arthur Caldeira/Infomoto
Issao Mizoguchi, vice-presidente das operações da Honda na América do Sul e presidente da Moto Honda da Amazônia, é o primeiro não-japonês a assumir um posto de diretor mundial da empresa Imagem: Arthur Caldeira/Infomoto

Yoko Kubota<br>Maki Shiraki

Em Tóquio (Japão)

24/02/2014 09h25

A Honda anunciou nesta segunda-feira (24) que promoveu o brasileiro Issao Mizoguchi para chefiar as operações da montadora japonesa na América do Sul.

Mizoguchi é atualmente vice-presidente das operações da Honda na América do Sul e presidente da Moto Honda da Amazônia. Com a nomeação, ele vai se tornar o primeiro executivo brasileiro da companhia a assumir a liderança das operações da Honda em um dos seis blocos de negócios da empresa, além de ser o primeiro não-japonês a assumir um cargo de diretor mundial. As mudanças são válidas a partir de 1º de abril.

Paralelamente, a Honda também indicou Hideko Kunii, professora do Instituto de Tecnologia de Shibaura, para seu conselho de 13 membros. Ela se tornará uma de dois diretores no conselho que não têm posto executivo na companhia. Foi a primeira nomeação de uma mulher para seu conselho de diretores.

Grandes empresas japonesas estão sob pressão para diversificar suas diretorias e melhorar a governança, gerenciamento de risco e perspectiva global. Tradicionalmente, as empresas do país nomeiam para suas diretorias e conselhos homens que fizeram carreiras dentro das próprias companhias.