Topo

Vendas de carros na Europa sobem com ganhos em países atingidos pela crise

Edward Taylor

Em Frankfurt (Alemanha)

18/02/2014 09h50

As vendas de carros na Europa subiram 5,2% em janeiro, com aumentos em países anteriormente atingidos pela crise como Grécia, Irlanda, Itália e Portugal, o que sugere que uma recuperação está ganhando força.

A Associação de Montadoras Europeias disse nesta terça-feira que a venda de carros na União Europeia e no bloco de negócios da Associação Europeia de Comércio Livre totalizou 967.778 veículos no mês passado.

A indústria de carros da Europa sofreu seis anos de queda, com vendas chegando ao menor nível em cerca de 20 anos, com medidas de austeridade levando os consumidores a cortar gastos. Mas recentemente a indústria voltou a registrar crescimento.

O número de carros vendidos pelas marcas Volkswagen, Peugeot e Renault - as três maiores em participação de mercado na Europa - subiu 7,6%, 8,8% e 3,8%, respectivamente, disse a associação.

Todos os principais mercados europeus registraram aumento, com a Grã-Bretanha e Espanha tendo alta de 7,6% cada e Alemanha registrando alta de 7,2%. Itália e França cresceram 3,2% e 0,5%, respectivamente. Apenas a Holanda, entre os maiores mercados, teve queda, de 7,1%.

Em mercados menores, mais afetados pela crise da dívida, houve altas mais intensas, com aumento de 33% nas vendas na Irlanda, 32% em Portugal e 15% na Grécia.