Topo

Localiza tem lucro maior no 4o tri e vê forte demanda em 2014

<br>Roberto Vilas Boas

Em São Paulo (SP)

03/02/2014 11h46

A empresa de aluguel de veículos Localiza anunciou nesta segunda-feira (3) que teve lucro líquido de R$ 90 milhões no último trimestre de 2013, alta de 4,5% no comparativo com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o balanço da empresa, saldo positivo foi influenciado por dois fatores: primeiro, um aumento de 4,3% na geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), que somou R$ 236 milhões. Segundo, pela redução na depreciação dos veículos.

Com a realização da Copa do Mundo e de eleições, a companhia espera uma demanda forte em 2014, mesmo com um cenário econômico um pouco mais desfavorável, com aumento de juros e pressão inflacionária.

Por isso, em teleconferência com analistas, executivos da Localiza afirmaram que a empresa não pretende elevar tarifas de aluguel de carros e frota este ano.

"A gente espera que a grande atividade compense a inflação. Então, a princípio, a gente não pretende mudar tarifa", afirmou o diretor de finanças e de relações com investidores, Roberto Mendes, em teleconferência com analistas.

No segmento de aluguel de frotas, o executivo afirmou que, apesar de empresas rivais estarem praticando tarifas competitivas, a visão da companhia é de longo prazo e de preservar a rentabilidade.

Às 11h43, as ações da companhia operavam em alta de 1,08 por cento, a 30,83 reais, enquanto o Ibovespa caía 0,74 por cento.

DESTAQUE PARA SEMINOVOS
A receita líquida consolidada da Localiza somou 963,9 milhões de reais no quarto trimestre, alta de 21,2 por cento na comparação anual, com destaque para o segmento de seminovos, que registrou aumento do volume de carros vendidos e do preço médio.

Segundo Mendes, o salto de quase 40 por cento na receita com seminovos no trimestre ocorreu devido a uma normalização das vendas após atraso na renovação da frota.

"No primeiro semestre (de 2013) as montadoras estavam atrasando a entrega de carros novos porque estavam com poucos devido à redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). No segundo semestre a renovação foi regularizada", disse ele, em entrevista à Reuters por telefone.

Para 2014, o executivo não vê a repetição desse cenário devido ao retorno gradual da alíquota de IPI, o aumento da capacidade instalada e a chegada de novas montadoras ao mercado brasileiro.

A empresa espera que a retomada gradual da alíquota do IPI sobre veículos tenha pouco impacto nos preços de carros novos e seminovos e, consequentemente, na depreciação por carro.

"A depreciação (do carro) é muito influenciada por carros novos. Se aumenta o preço por IPI, nossos semi-novos acompanham. Mas acho que, com o aumento da oferta de carros novos, vai ter efeito nulo", afirmou Mendes.

No acumulado de 2013, a Localiza teve lucro líquido de 384,3 milhões de reais, um recorde histórico, segundo a empresa, e um aumento de 59,5 por cento sobre 2012.

COPA
Apesar do cenário macroeconômico mais desafiador para 2014 e as maiores taxas de juros, Mendes acredita que a demanda por aluguel de carros durante a Copa do Mundo e as eleições deverá mitigar os efeitos negativos do enfraquecimento da economia do país.

O executivo acredita que a Copa do Mundo vai gerar no fim do primeiro semestre uma demanda boa em turismo, compensando uma queda no aluguel de carros por clientes corporativos. A empresa pretende antecipar compras de carros para atender aos clientes.

"As compras do terceiro trimestre, pode antecipar algo e atrasar um pouco a renovação", disse. "A expectativa é de queda nas viagens corporativas, mas no balanço como um todo, fica positivo."