Topo

Renault, VW e Ford lideram vendas na Europa conforme recuperação local

Vendas da Renault subiram 29% em dezembro, impulsionadas por salto de 48% da Dacia - Srdjan Zivulovic/Reuters
Vendas da Renault subiram 29% em dezembro, impulsionadas por salto de 48% da Dacia Imagem: Srdjan Zivulovic/Reuters

Andreas Cremer

Em Berlim (Alemanha)

16/01/2014 09h04

Renault, Volkswagen e Ford impulsionaram as vendas mensais de carros na Europa em dezembro para seu melhor desempenho em quatro anos na base de comparação anual, segundo dados do setor divulgados nesta quinta-feira (16).

Os emplacamentos na União Europeia e na Associação Europeia de Livre Comércio subiram 13%, para 948.090 veículos, a quarta alta mensal consecutiva, disse a Associação Europeia de Montadoras (Acea, na sigla em inglês).

"O processo de recuperação na Europa está aparentemente se firmando", afirmou Matthias Wissmann, chefe da alemã VDA, lobby da indústria automotiva. "As pessoas estão ganhando confiança novamente sobre a força das economias", completou.

As vendas da Renault subiram 29%, impulsionadas por salto de 48% da Dacia, sua marca de baixo custo. A Volks teve aumento de 22%, com o crescimento de dois dígitos se estendendo da principal marca de luxo, Audi, até as unidades Skoda e Seat. Os emplacamentos da Ford subiram 19,5%. A Toyota, campeã de vendas no mundo, divulgou crescimento de 10,8%.

Para 2014, a maioria dos executivos e analistas da indústria esperam um retorno a um crescimento baixo de um dígito na Europa, enquanto alertam que mais prejuízos podem ocorrer conforme os preços continuem sob pressão -- devido a um problema crônico de excesso de capacidade.