Topo

Rússia sofre queda nas vendas de carros pelo nono mês seguido

<br>Megan Davies

Em Moscou (Rússia)

09/12/2013 12h50

O Comitê de Fabricantes de Automóveis da Associação de Empresas Europeias (AEB, na sigla em inglês) anunciou nesta segunda-feira que as vendas de veículos novos na Rússia sofreram nova queda em novembro, seguindo a tendência de declínio pelo nono mês consecutivo.

Desta vez, ao menos, a redução foi em índice mais ameno do que aquela registrada em outubro (8%), ficando em 4%. O total de automóveis e comerciais leves emplacados ficou em 231.982, o que ajudou o setor a continuar com baixa de 6% no acumulado dos 11 primeiros meses de 2013. Lembrando que todos esses percentuais são baseadas no mesmo período do ano anterior.

Para o presidente do comitê, Joerg Schreiber, o mercado automotivo russo tem refletido o momento de instabilidade da economia do país. Diante de um período de incerteza, a população tem adiado grandes compras e investimentos, como a aquisição de um carro zero.

Entretanto, o dirigente já vê sinais de estabilização nos números para 2014. "Sem dúvidas, o setor ainda está caindo, embora a um ritmo mais lento", ponderou. "Esperamos que dezembro mostre um progresso nesta direção e entregue um fechamento decente para um ano difícil", seguiu.

Na semana passada, Schreiber já admitira que as vendas na Rússia devem mesmo terminar o ano em queda próxima dos 6%. Em meados de janeiro, a AEB publica sua projeção oficial para o ano que vem.