Topo

Em crise, fábrica da Ford na Romênia operará só em 13 dias de dezembro

<br>Ioana Patran

Em Bucareste (Romênia)

29/11/2013 10h51

A divisão romena Ford anunciou nesta sexta-feira (29) que vai interromper a produção em sua fábrica de Craiova, no sul do país, por um total de 18 dos 31 dias de dezembro. O motivo é a continuada baixa demanda no mercado europeu.

Em 2008, a montadora americana assumiu o controle da combalida marca local Automobile Craiova e, a partir do ano passado, começou a produzir seu modelo B-Max. Atualmente, a fábrica produz cerca de 370 carros por dia, além de 1.000 motores para diversos veículos.

Entretanto, ao longo de 2013, a produção vem sendo constantemente interrompida a cada mês, em manobra que vem afetando os cerca de 4 mil funcionários que trabalham no local. Por causa das interrupções de dezembro, por exemplo, eles receberão apenas 80% dos salários.

"Em resposta às dificuldades do mercado europeu, a Ford Romênia continua a ajustar os volumes de produção de sua fábrica em Craiova", declarou a porta-voz da empresa no país, Ana-Maria Timis.

A porta-voz explicou que os trabalhos começarão a ser interrompidos entre 12 e 20 do próximo mês, sendo retomados nos dias 21 e 22. A partir de 23 de dezembro, as instalações voltam a ficar fechadas, por conta dos feriados de fim de ano, sendo reiniciadas nos dias 6 (motores) e 8 (carros) de janeiro.