Topo

Toyota prevê queda no crescimento do setor automotivo nos EUA

Em Los Angeles (Estados Unidos)

21/11/2013 08h03

A indústria automotiva dos Estados Unidos passará à marcha lenta em 2014, com menos compradores substituindo veículos usados por novos e o crescimento caindo à metade da taxa deste ano, previu o vice-presidente das operações norte-americanas da Toyota, Jim Lentz.

Em sua avaliação, embora as vendas do setor naquele país devam crescer em 1 milhão de veículos neste ano, saltando para um total de 15,5 milhões de unidades, a expectativa para 2014 é que o número fique próximo dos 16 milhões, o que representaria uma quase estagnação.

"Acho que não vamos crescer outro milhão no ano que vem", declarou Lentz, em entrevista concedida no Salão de Los Angeles. "Veremos uma redução desse crescimento ao longo do tempo, pois muito da demanda represada que havia foi suprida", analisou.

Além de novos veículos e taxas de juros mais baixas, Lentz, assim como muitos executivos do setor, atribui o crescimento de 2013 à necessidade dos consumidores de substituir veículos que têm hoje em média mais de 11 anos de uso, um recorde.

Embora a Toyota ainda não tenha finalizado sua previsão para as vendas totais no mercado americano em 2014, o vice-presidente de operações adiantou que a estimativa da empresa ficará perto das previsões de crescimento geral. 

Lentz também frisou que a demanda acumulada para veículos deve diminuir no ano que vem. A exceção será o segmento de caminhonetes, que tende a permanecer forte, já que está vinculada aos mercados imobiliário e de construção, que se recuperam, e a idade média destes veículos continua muito alta.