Topo

Nissan quer fazer 1 milhão de carros no México até 2016

<br>Elinor Comlay

De Aguascalientes (México)

12/11/2013 18h20

A japonesa Nissan Motor deve passar a fabricar 1 milhão de carros no México até 2016, cimentando a posição da segunda maior economia da América Latina como principal centro de exportação da montadora para as Américas, afirmou o presidente-executivo da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, nesta terça-feira (12).

Do total que será produzido no México, cerca de 300 mil serão destinados ao mercado local, e o restante, 700 mil carros, será embarcado para a América do Sul (principalmente Brasil) e do Norte, disse o executivo.

"Nós gostamos do México, porque nos permite ser competitivos", disse Ghosn em uma entrevista na nova fábrica mexicana. "Não é apenas sobre o custo, mas também sobre a qualidade e sobre a capacidade de resposta, capacidade de resposta às variações do mercado muito rapidamente."

Ao participar de inauguração de uma fábrica de US$ 2 bilhões em Aguascalientes, Ghosn disse à Reuters que os carros elétricos permanecem sendo "o foco chave". Ele acrescentou que continua otimista sobre o potencial da tecnologia, apesar de uma absorção mais lenta que a esperada pelo mercado.