Topo

Honda tem lucro maior puxado por vendas nos EUA e Japão

Yoko Kubota

Em Tóquio (Japão)

30/10/2013 09h06

A Honda afirmou que as fortes vendas de carros nos Estados Unidos e no Japão ofuscaram uma queda na Tailândia nos três meses encerrados em setembro, ajudando a montadora japonesa a ter um crescimento de 46% no lucro líquido trimestral.

A marca teve uma demanda mais forte que a esperada pelo Fit remodelado, cujas vendas se iniciaram no Japão em setembro. O carro é importante para os planos ambiciosos da empresa de elevar as vendas globais em cerca de 1,5 vez, para 6 milhões de veículos até o fim de março de 2017.

As fortes vendas nos EUA e no Japão ajudaram a Honda a ter um lucro líquido de 120,4 bilhões de ienes (US$ 1,2 bilhão), comparados com 82,2 bilhões de ienes um ano antes. O resultado veio abaixo da estimativa média de analistas, de 134,9 bilhões de ienes, apurada em pesquisa da Thomson Reuters I/B/E/S.

As vendas no Japão cresceram 2,6% entre julho e setembro, na comparação anual, ajudadas pelo início das vendas do novo Fit em setembro. Nos Estados Unidos, as vendas cresceram 13,1% na comparação anual, ajudadas pelas fortes vendas de Accord e Civic.

Na Tailândia, maior mercado de veículos do sudeste da Ásia, as vendas de julho a setembro caíram 21,8% sobre um ano antes, com consumidores cancelando encomendas.