Topo

Ações da Peugeot caem por plano de aumento de capital com Dongfeng e governo

Mark John

Em Paris (França)

14/10/2013 11h54

As ações da do grupo PSA Peugeot Citroën caíam 9% nesta segunda-feira (14) após notícia da Reuters de que a empresa estava preparando um aumento de capital de 3 bilhões de euros (4,1 bilhões de dólares), no qual a parceira chinesa Dongfeng e o governo francês teriam fatias da empresa.

Um esboço do acordo, que a Peugeot espera concluir ainda neste ano, prevê que a estatal chinesa Dongfeng Motor e o governo francês contribuam, cada um, com 1,5 bilhão de euros para adquirir entre 20% a 30%, segundo pessoas com conhecimento do assunto disseram à Reuters na sexta-feira.

A Peugeot, entre as piores vítimas de um declínio de seis anos nas vendas europeias de carros, está procurando uma maior cooperação com a Dongfeng ou outra montadora enquanto se esforça para cortar custos e prejuízos que têm ameaçado sua sobrevivência.

Em resposta à notícia, a PSA emitiu uma nota reafirmando que estava examinando novos projetos industriais e comerciais com diferentes parceiros, junto com o financiamento que os acompanharia.

As ações da PSA estavam em queda diante das observações de analistas de que o aumento de capital automaticamente reduziria o valor das ações existentes da montadora. Às 11h52 (horário de Brasília), os papéis eram negociados com recuo de 9,06%.

"Dependendo dos termos, provavelmente trataríamos um aumento de capital tão grande como sendo negativo para os acionistas já existentes dada a provável diluição", disseram analistas do Citi Research em um relatório.