Topo

Toyota diz que há "boa chance" de vendas recorde do Lexus este ano

Yoko Kubota

Em Tóquio (Japão)

31/05/2013 08h30

A Toyota tem "boa chance" de vender número recorde de Lexus este ano, afirmou um executivo. O iene mais fraco aumenta o atrativo da marca a nível mundial e em seu maior mercado, os Estados Unidos.

O iene perdeu cerca de 20% de seu valor em relação ao dólar norte-americano desde meados de novembro, proporcionando um benefício para os Lexus.

A Toyota vendeu um recorde de 518.200 veículos Lexus em todo o mundo em 2007. Perguntado se a empresa pode superar esta marca, o vice-presidente executivo da marca, Mark Templin, disse, nesta sexta-feira (31): "Há uma boa chance de isso acontecer neste ano."

"A Lexus pode ser um contribuinte vital para a rentabilidade global da TMC. Temos um plano de negócios para o torná-lo", afirmou, referindo-se ao Grupo Toyota.

A Lexus foi a principal marca de luxo vendida nos Estados Unidos até 2011, quando um enorme terremoto e tsunami no Japão afetou sua produção. Globalmente, as vendas da marca foram atingidas pela crise financeira de 2008 e pelo iene, que até recentemente permanecia alto e não-competitivo para os exportadores.

As vendas estão se recuperando, com 476.500 veículos comercializados mundialmente em 2012, quase 18% maior do que no ano anterior.