Topo

Renault diz ter negociado com Mitsubishi no passado, mas não há acordo

Elena Berton<br>Christian Plumb<br>Kentaro Sugiyama

Em Paris (França) e Tóquio (Japão)

31/05/2013 07h38

PARIS, 31 Mai (Reuters) - A Renault afirmou na sexta-feira que tinha realizado negociações limitadas com a Mitsubishi sobre uma cooperação, que não resultaram em um acordo.

A companhia francesa é uma das várias montadoras europeias que alguns investidores acreditam que precisa firmar mais parcerias para ampliar sua gama de produtos e, potencialmente, a sua distribuição.

Embora já tenha se comprometido a aumentar a sinergia de sua aliança com a Nissan, a Renault não fez segredo sobre seu interesse em acordos com rivais em outros lugares.

"Nós tivemos discussões com a Mitsubishi no passado sobre uma cooperação limitada, assim como fizemos com outras montadoras, mas não resultaram em um acordo", disse uma porta-voz da Renault. "Não temos nada de novo nesta fase."

Mais cedo, a Mitsubishi negou uma informação do jornal Le Figaro de que a empresa japonesa estava considerando uma parceria com a montadora francesa.

O jornal cita um executivo da Renault não identificado e uma pessoa próxima da situação que afirmaram que a empresa estava considerando um projeto de cooperação com a Mitsubishi, que seria semelhante às parcerias já existentes com outros grupos de automóveis.

"A Nissan já está cooperando com a Mitsubishi. A Renault está à procura de oportunidades, mas ainda não decidiu o momento", disse uma pessoa familiarizada com o assunto, segundo o jornal. "Pode ser o mesmo tipo de projeto que a cooperação com a Mercedes."

A Renault, que controla 43,4 por cento da Nissan, fechou acordos de parceria em uma série de projetos com a Daimler, dona da marca Mercedes, e a montadora russa Avtovaz.

A Renault e a Mercedes, em particular, têm uma parceria para desenvolver carros Twingo e Smart, veículos comerciais, assim como motores.

(Reportagem de Elena Berton e Christian Plumb; Reportagem adicional de Kentaro Sugiyama, em Tóquio)