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Vendas de carros na Índia têm pior fase da história

Devidutta Tripathy

Em Nova Délhi (Índia)

10/05/2013 10h27

O mercado de carros na Índia está enfrentando sua pior queda nas vendas da história, após as vendas em abril caírem pelo sexto mês consecutivo, de acordo com um órgão da indústria, à medida que a crise econômica e o aumento dos custos para se possuir um carro destroem um mercado que já foi muito elogiado pelo crescimento.

As altas taxas de juros, o aumento dos custos de combustível e as "nuvens escuras" que pairam sobre a economia da Índia reduziram a demanda por carros, em um mercado onde os níveis de propriedade de veículos ficam atrás da rival China, e no qual montadoras globais fizeram grandes apostas com esperanças de grande crescimento.

"A economia não está indo bem ... dando sinais negativos para os consumidores", disse o diretor sênior da Society of Indian Automobile Manufacturers (Siam), Sugato Sen, que compila os dados de vendas. "Compra de carros é sempre uma compra discricionária, eu posso sempre adiá-la. Isso é o que está acontecendo."

As vendas de automóveis caíram 10,4% ao ano, em abril, segundo dados do Siam, marcando a primeira vez que as vendas caíram por seis meses consecutivos desde que os dados foram compilados pela primeira vez em 1997.

As vendas caíram 7%no ano financeiro que terminou em março, a primeira queda anual em uma década, prejudicando as montadoras globais como Ford e General Motors, que têm investido bilhões de dólares em um mercado que cresceu 30% há apenas dois anos.

Crescimento positivo só é esperado após três a quatro meses, Sen afirmou aos repórteres, com os custos de financiamento lentamente diminuindo. Mais de 80% das vendas de carros na Índia são financiados com crédito.

A Siam estimou que as vendas de carros vão crescer de 3% a 5% no ano fiscal que termina em março de 2014.