Topo

Venda de veículos novos surpreende e dispara em abril

Alberto Alerigi Jr.

Em São Paulo (SP)

02/05/2013 14h47

As vendas de veículos novos no Brasil somaram 333.790 unidades em abril, recorde para o mês e alta de 29,4% sobre o fraco resultado de abril de 2012, informou uma fonte do mercado nesta quinta-feira (2), citando dados preliminares de emplacamentos.

Na comparação com março, que teve dois dias úteis a menos que abril, os emplacamentos do mês passado aumentaram 17,6%.

O resultado contrariou expectativas da indústria, que esperava um crescimento mais comportado das vendas depois que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) foi prorrogada no fim de março pelo governo até o fim do ano.

As vendas do mês passado superaram o recorde até então messes de abril, de 2011, quando 289.189 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus foram licenciados. O volume também foi o maior registrado até agora neste ano, ficando acima das 311,5 mil unidades de janeiro.

Segundo a fonte, os licenciamentos de automóveis e comerciais leves em abril somaram 317.024 unidades, correspondendo a uma média por dia útil de 14.410 veículos.

Já os emplacamentos de caminhões no mês passado foram de 13.915 unidades, crescimento anual de 25,2%, enquanto as vendas de ônibus atingiram 2.851 unidades, alta de 29,7%, segundo a fonte.

Com o resultado de abril, os licenciamentos de veículos novos no Brasil nos quatro primeiros meses de 2013 soma 1,164 milhão de unidades, crescimento de 8,2% sobre o mesmo período de 2012.

A expansão até agora está acima da esperada pela associação de montadoras Anfavea para o ano, de alta de 3,5% a 4,5% nas vendas, para entre 3,93 milhões e 3,97 milhões de veículos.

A associação de concessionários Fenabrave deve divulgar ainda nesta quinta-feira os dados consolidados de vendas de veículos e a Anfavea informa na próxima terça-feira números que incluem produção, exportações e importações.

FROTISTAS AJUDAM
Segundo o gerente de desenvolvimento de negócios da consultoria de carros Jato Dynamics, Milad Kalume Neto, a alta das vendas de veículos em abril foi bem acima do esperado pelo mercado, diante de dados recentes que "acenderam o sinal amarelo" sobre a economia brasileira.

"As vendas de abril surpreenderam, ainda mais considerando que a economia está com alguns sinais que não são satisfatórios, como aumento de juros, oscilação no desemprego e queda na atividade industrial", disse ele, acrescentando que "não observamos nenhum nível de desconto fora do normal nos preços dos veículos" no período.

Para analista Rafael Galante, da consultoria Oikonomia, o forte desempenho dos licenciamentos de abril pode ser atribuído em parte a vendas maiores das montadoras para frotistas, incluindo locadoras de veículos.

"Quase todas as grandes montadoras forçaram venda para grandes frotistas... O faturamento direto envolveu 77 mil carros e comerciais leves, crescendo 29,5% sobre março, enquanto as vendas às concessionárias cresceram 14%, para 229 mil veículos", estimou Galante.

Galante citou ainda demanda que poderia estar represada antes dos lançamentos de veículos como o sedã HB20s, da Hyundai, e o 208, da Peugeot, modelos que chegaram ao mercado em abril.

Apesar dos licenciamentos de veículos de abril terem ficado acima das expectativas, no somatório do quadrimestre o crescimento de cerca de 8% nas vendas sobre um ano antes foi menor que a estimativa da Oikonomia, de expansão de 9% a 10% no período.

"Era para ter crescido mais, considerando a base de comparação muito baixa com o ano passado e o imposto estar menor", disse Galante, que estima que as vendas apenas nas categorias de carros e comerciais leves em 2013 no Brasil devem ficar entre estabilidade e queda de 2%.