Lucro da BMW até abril cai 16% na Europa
A BMW divulgou nesta quinta-feira (2) que o lucro operacional de sua divisão automotiva caiu no primeiro trimestre, pressionado por descontos de preços em alguns mercados europeus e custos com tecnologia.
Segundo a fabricante, os preços de seus veículos no primeiro trimestre caíram a um ritmo maior que a faixa estimada para 2013, entre 0,5 e 1 ponto percentual. O lucro antes dos juros e impostos (Ebit) recuou 15,9%, para 1,58 bilhão de euros (cerca de R$ 4,3 bilhões), ligeiramente abaixo da previsão do mercado. A margem operacional caiu para 9,9%, ante 11,6% um ano antes, enquanto a receita com veículos caiu 1,6%, para 15,91 bilhões de euros (cerca de R$ 42 bilhões).
"Nós não esperamos receber um grande impulso da maioria dos mercados europeus ao longo dos próximos meses", disse o presidente-executivo, Norbert Reithofer. "As condições econômicas nessas áreas deverão permanecer desafiadoras. O ambiente de negócios em que estamos operando está se tornando cada vez mais incerto e volátil."
Ainda assim, a empresa sediada em Munique reafirmou meta de ter novo recorde de vendas de veículos em 2013. A BMW também espera igualar este ano o lucro recorde antes de impostos de 2012 e ter margem operacional de entre 8% e 10% nas operações automotivas.
As marcas de luxo alemãs como BMW, Audi e Mercedes têm se saído melhor na crise econômica do que as marcas do mercado de massa, como a Peugeot, por exemplo.
"As tendências de preços não são positivas, claro, e estão pesando sobre as margens", disse o vice-presidente financeiro, Friedrich Eichiner.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.