Recall da Hyundai por luz de freio pode ser ainda maior

A sul-coreana Hyundai e sua afiliada Kia farão uma "ação global" para consertar uma falha em dispositivo ligado à luz de freio, após anunciarem que pretendiam fazer um recall de quase 1,9 milhão de veículos nos Estados Unidos, e milhares de outros na própria Coreia do Sul.
A medida indica que a quinta maior montadora do mundo pode acabar fazendo um recall ainda maior do que esse número (o recorde da Hyundai nos EUA), além de ser um importante alerta de que padrões de qualidade podem ter sido sacrificados em favor de um crescimento rápido.
O presidente do conselho da companhia, Chung Mong-koo, tem destacado que a qualidade deve vir em primeiro lugar e, recentemente, diminuiu o ritmo de expansão da capacidade para favorecer o controle mais rigoroso de qualidade -- mas analistas dizem que a mudança de direção veio tarde demais.
"A Hyundai construiu fábricas muito rápido em todo o mundo até poucos anos atrás, mas a sua melhoria de qualidade não conseguiu acompanhar o rápido crescimento de volume", disse o professor de engenharia automotiva do Daelim University College, Kim Phill-soo, em Seul.
Um executivo da Hyundai disse que a empresa começou a ficar em alerta depois que a montadora caiu nos rankings de qualidade da indústria nos últimos anos. No ano passado, a Hyundai caiu para 18º em uma importante pesquisa de qualidade da JD Power and Associates, comparado à 11ª posição em 2011.
"Parte da razão [para a queda] é que a Hyundai tem expandido rapidamente em novos segmentos, e alguns dos veículos mais novos não tiveram uma performance tão boa como os veículos originais, como o Sonata", disse o vice-presidente da JD Power and Associates, Dave Sargent, em entrevista por e-mail à Reuters, antes do anúncio de recall.
A Hyundai vai realizar o recall, uma campanha de serviço ou outras medidas corretivas em todos os países onde os veículos equipados com o dispositivo de luz de freio em questão foram vendidos, disse a empresa num comunicado nesta quinta-feira (4).
Os modelos envolvidos no recall foram fabricados entre 2007 e 2011. São eles: Accent, Elantra, Sonata, Genesis Coupé, Tucson, Santa Fe e Veracruz, todos da Hyundai; e Soul, Optima, Sportage e Sorento, da Kia.
As filiais brasileiras das fabricantes não se manifestaram sobre o recall. Até a publicação desta reportagem, não havia registro de nova campanha de recall de Hyundai e Kia no Ministério da Justiça.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.