Topo

Volkswagen corta previsão de crescimento no Brasil em 2013

Brad Haynes

Do Rio de Janeiro (RJ)

18/03/2013 19h04Atualizada em 18/03/2013 19h50

A Volkswagen reduziu bruscamente sua previsão de crescimento no Brasil para este ano, disse um executivo da fabricante nesta segunda-feira (18), acrescentando que o ritmo de investimentos nas fábricas locais dependerá das vendas nos próximos meses.

As vendas de carros de passeio e veículos comerciais leves devem se expandir em cerca de 2% no Brasil em 2013, disse Thomas Schmall, presidente da Volkswagen no Brasil. Ele previra crescimento de 7% há cinco meses.

Este seria o mais fraco crescimento de vendas em uma década para veículos de passageiros no Brasil, destacando um momento desafiador para a quarta maior montadora do mundo e um elemento-chave para o plano global de crescimento da Volkswagen.

Uma frágil recuperação econômica, fim de incentivos fiscais e desaceleração do crédito congelaram a demanda do Brasil por carros novos depois de uma explosão do consumo que dobrou as vendas em cinco anos.

Schmall disse que as novas regras para encorajar mais pesquisa e desenvolvimento no país devem impulsionar os planos de investimentos da Volkswagen no Brasil, mas a expansão de fábricas como a de Taubaté (SP) vai depender das vendas.

"O projeto (em Taubaté) é bom, mas depende do mercado", disse Schmall a jornalistas em um evento que apresentou o ex-jogador de futebol Pelé como "embaixador" da marca no Brasil. Não vejo grandes crescimentos neste ano. As vendas de março serão um indicador-chave", afirmou.