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Hyundai Veloster tem recall nos EUA por risco de o teto panorâmico estourar

Hyundai Veloster: o que não falta nesse carro é teto de vidro para rachar... - Divulgação
Hyundai Veloster: o que não falta nesse carro é teto de vidro para rachar... Imagem: Divulgação

19/12/2012 15h05

A Hyundai anunciou o recall de cerca de 13.500 unidades do modelo 2012 do Veloster, cujo teto solar pode estilhaçar enquanto o carro estiver em movimento, informaram a companhia e reguladores de segurança norte-americanos nesta quarta-feira (19). O teto solar "panorâmico" pode ter sido enfraquecido durante a montagem dos veículos, gerando o risco de que o painel de vidro quebre, segundo comunicado enviado à U.S. National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA).

Ainda não há confirmação sobre o envolvimento de carros emplacados no Brasil; a Hyundai Caoa, grupo que importa o Veloster, promete se pronunciar assim que tiver a informação. Neste ano, até a metade de dezembro, foram vendidos 4.904 unidades no país.

O Veloster é um hatchback de três portas (atrás só há a do lado direito), vendido no Brasil com apelo esportivo. Modelos produzidos entre 1º de novembro de 2011 e 17 de abril de 2012 estão envolvidos no recall. Os carros são fabricados na Coreia do Sul, país-sede da Hyundai (e também origem dos carros vendidos por aqui.

FREIO DE MÃO
Em uma decisão separada, a Hyundai anunciou o recall de outros 4.500 Velosters, também modelo 2012, fabricados entre 2 de julho de 2011 e 27 de fevereiro de 2012, por possíveis falhas no freio de mão, segundo a NHTSA. Apenas veículos com câmbio manual são afetados pelo recall relacionado ao freio de mão.

Umidade e sujeira nas estradas podem levar os componentes do freio de mão a travar, criando a possibilidade de que ele falhe.

A NHTSA disse ter recebido 11 reclamações de consumidores que afirmaram que os tetos solares estilhaçaram ou explodiram em seus Velosters modelo 2012. Sete deles alegaram estar dirigindo quando o vidro quebrou, sendo que alguns trafegavam em velocidade de rodovias. Nenhuma lesão ou colisão foi informada à NHTSA.