Volvo não vê alta de mercado de caminhões após queda no lucro
A Volvo disse não esperar crescimento dos mercados europeu e norte-americano no próximo ano, após as encomendas e o lucro da segunda maior fabricante mundial de caminhões terem recuado no terceiro trimestre. No Brasil, a empresa estima uma alta de 5,5% no mercado em 2013.
A crise de dívida na Europa e a fraca recuperação econômica nos Estados Unidos travaram a demanda por caminhões pesados. As encomendas da Volvo no terceiro trimestre caíram 25% sobre um ano antes, superior à queda prevista pelo mercado, de 17%.
O resultado se compara ao da rival Scania, que apurou uma queda de 10% nas encomendas no período, sendo menos prejudicada por não estar presente nos EUA.
O lucro operacional da Volvo caiu para 2,9 bilhões de coroas suecas (US$ 435,68 milhões), contra 5,8 bilhões de coroas um ano antes e bem abaixo da estimativa em pesquisa da Reuters, de 4,5 bilhões de coroas.
A companhia afirmou que as fábricas na Europa e nos EUA estão operando abaixo da capacidade máxima, mas não forneceu mais detalhes. A fabricante disse ainda esperar que os mercados de caminhões europeu e norte-americano no próximo ano permaneçam no mesmo nível visto em 2012, com a demanda nos EUA ainda fraca no começo do ano.
No Brasil, onde incentivos governamentais começaram a impulsionar a demanda, o mercado deve chegar a 95 mil caminhões em 2013, ante previsão de 90 mil para este ano. Para 2012, a Volvo manteve as estimativas para todos os mercados, incluindo uma contração da indústria na Europa de cerca de 5% e crescimento de 15% na América do Norte.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.